Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Macarons de Saint Émilion

Saint Émilion é um vilarejo do Sudoeste da França, muito famoso por ser localizado numa região bem conhecida por seus vinhos. Mas a fama de Saint Émilion não vem apenas dos bons vinhos, a cidade também foi durante muito tempo destino de fiéis que faziam a peregrinação até a vila, onde se encontrava uma das igrejas mais impressionantes da Europa.


A cidade de Saint Emilion vista do alto da igreja de pedra

A igreja é subterrânea, construída sem nenhum tijolo, porque foi totalmente esculpida na rocha calcária presente na região. O fato de ser uma igreja escura e apenas um feixe de luz no fim, depois de uma longa caminhada na escuridão, fazia com que os fiéis realmente achassem que estavam vendo a luz divina.


Essa pequena introdução histórica foi apenas para explicar porque a cidade era cheia de monastérios e conventos. E foi num desses conventos que nasceu o docinho mais famoso da cidade, o macaron de Saint Emilion.


Macarons de Saint Emilion

Você provavelmente está acostumado com macarons, lisinhos e recheados, esse porém é bem diferente. É uma receita de mais de 400 anos e que permanece ainda em segredo, a receita é passada em sigilo de geração a geração até hoje. A detentora atual da receita e da loja se chama Nadia Fermigier, ela manteve não só a tradição da receita , mas também a embalagem como antigamente. Os ingredientes são conhecidos (claras, açúcar e amêndoas), mas o processo e as quantidades só a proprietária da receita é quem sabe. Dizem que o segredo é a combinação de amêndoas doces e amargas (sempre torradas) processadas com açúcar (em hipótese alguma açúcar de confeiteiro). Outro detalhe é que são vendidos no mesmo papel em que são assados e só são descolados no momento do consumo. Ja conhecia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário