Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Bem vindos a um blog de gastronomia sem receitas!

Será que isso é possível ?

Desde que comecei a fazer conteúdo para as redes sociais uma coisa sempre me incomodou, logo que posto uma comida que fiz ou que provei, recebo várias mensagens: “tem receita?” 

Isso muitas vezes me bloqueou, pensava que se não fosse para postar a receita não valeria a pena passar a informação. E durante muito tempo achei que para ter minha presença no universo da gastronomia das redes sociais eu precisaria produzir uma quantidade infinita de receitas.

Depois de algum tempo cansei, desisti e pensei: “isso simplesmente não é para mim.” E passei muito tempo longe das redes sociais, sem pensar em produzir, eu só compartilhava, de vez em quando, um pouco do que vivia.

Esse tempo longe teve várias etapas, primeiro pensei que era o fim da minha carreira na gastronomia (sem ser dramática, eu realmente achei que não era mais possível trabalhar na área), on line e off line. Além disso, não tinha mais aquela satisfação e a chama que me movia para criar algo novo. Rejeitei todo o tipo de conteúdo de gastronomia e fui me dedicar a outras coisas que gostava, bordar por exemplo. E no trabalho procurei uma área completamente diferente.

Apesar de parar para pensar sobre minha carreira, nunca deixei de apreciar boa comida.
Paris, março de 2022


Essa distância foi importante, como diz o ditado, a gente precisa sair da ilha para enxergar a ilha. Nesse tempo eu me respeitei, me ouvi e comecei a entender quem eu sou nesse universo da gastronomia. Primeiro eu descobri quem eu não sou : “eu não sou a influencer que busca o maior número de likes e views vazios”. Eu sei que se eu fizer um vídeo do chocolate escorrendo ele vai ter muito likes, mas o que ele vai agregar para quem ver? Como ele vai tocar a vida de alguém e fazer a diferença, por mais simples que seja?

E foi aí que eu descobri que eu gosto de influenciar mais profundamente as pessoas, tocar no sentimento que a comida provoca, melhorar sua relação com o alimento, apreciar uma sobremesa, preparar com carinho, saber selecionar os ingredientes, saber a história por trás da origem daquele alimento, a cultura. Essas e outras informações que eu acho que podem mudar realmente a vida de uma pessoa. Aqui não está incluso querer salvar o mundo, mas se eu te ajudar a fazer um doce, te reviver uma história em torno de um alimento, descobrir um novo sabor, e isso melhorar o seu dia, eu já cumpri o meu dever.

O desafio depois de descobrir isso foi ver as redes sociais invadidas por vídeos que pregam exatamente o contrário. No primeiro momento eu pensei, “é hora de desistir, eu não tenho meu espaço nesse novo modelo”. No segundo momento eu pensei, “não é hora de desistir, é hora de transformar, é hora de ajudar quem está tão cansado desse modelo como eu”. Foi assim que veio a ideia de voltar com o blog!

O blog ele me permite não apenas compartilhar meu pensamentos e conhecimentos, mas também aprender mais, ir atrás de um novo assunto, gerar uma nova discussão e instigar a curiosidade minha e de vocês. É por isso um blog de comida e sem receita! 

É claro que uma receita ou outra pode aparecer por aqui, isso não é proibido! Mas ela só vai aparecer quando tiver algo interessante a passar sobre ela e não apenas uma lista de ingredientes e passo a passo. E também acredito que podemos aprender muito sobre cozinhar sem ter a receita.

Se vocês estão dispostos a ler minhas histórias, o pouco que sei e vivi na gastronomia, te convido a voltar sempre por aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário