É biscoito ou bolacha? Até eu começar a estudar confeitaria eu sempre chamei de bolacha, quando criança era bolacha de chocolate, bolacha passatempo, bolacha trakinas entre outras que você também deve lembrar!
![]() |
Biscoito tipo rocher de coco com chocolate e biscoitos diamand de ervas secas |
Quando vim para a França e comecei a falar francês isso mudou, aqui só tem uma palavra para isso, biscuit, assim sem perceber mudei a maneira de falar até em português, e o que era bolacha virou biscoito.
O biscoito que eu conhecia recheado, virou um mundo de possibilidades. Esse tipo de docinho seco e crocante me conquista cada vez mais, pode ser doce e até salgado, com recheio ou nada, bem crocante e saboroso. Ainda mais no meu caso, que moro em um país com uma cultura gastronômica muito forte e milhares de tipos de biscoitos. Cada região tem um ou mais biscoitos tradicionais e toda a história por trás de cada um, o que diz muito sobre os produtos disponíveis na época e a maneira de viver.
Em francês a palavra para biscoito é “biscuit”, se a gente separar, “bis” significa duas vezes e “cuit” significa assar, ou seja, assado duas vezes! E por isso tão importante a textura crocante e sequinha.
O duplo cozimento do biscoito era feito nos fornos de pães, uma maneira de aproveitar o calor remanescente depois que os pães eram assados e o forno desligado. Hoje em dia é mais comum assar uma vez só, principalmente quando fazemos em casa. Porém, na França, alguns biscoitos para receberem seu nome tradicional, como o biscuit rose de Reims, devem ser assados em dois tempos, como antigamente.
Indícios da existência de algo tipo biscoito já foram encontradas mesmo no tempo neolítico, quando o homem já assava a farinha. O biscoito com as características mais próximas do que conhecemos hoje surgiu na idade média, e sua característica de ser assado duas vezes permitia uma maior durabilidade face ao pão. Dessa característica vem o hábito de molhar o biscoito no café, chá e até no vinho para amolecer e ter uma mordida mais agradável.
Em seguida foram adicionados na massa de alguns tipos de biscoitos, mais ovos e menos farinha, e assim eles ficaram mais macios. Um exemplo desse tipo é o biscuit cuillère, que conhecemos como biscoito champagne, e foi criado por um pâtissier francês no final do séc. XVIII.
O mais interessante é que apesar da evolução dos biscoitos e suas variações ao longo do tempo é um alimento que resta bem fiel a suas origens. Se você tem como destino a França em uma próxima viagem eu te aconselho ir a um supermercado normal e descobrir a variedade de biscoitos com o nome de cada região. A minha marca preferida para experimentar algo novo é a Reflets de France. Depois me conta o que achou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário