Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2022

A origem do biscoito (bis-cuit)

É biscoito ou bolacha? Até eu começar a estudar confeitaria eu sempre chamei de bolacha, quando criança era bolacha de chocolate, bolacha passatempo, bolacha trakinas entre outras que você também deve lembrar!

Biscoito tipo rocher de coco com chocolate e biscoitos diamand de ervas secas

Quando vim para a França e comecei a falar francês isso mudou, aqui só tem uma palavra para isso, biscuit, assim sem perceber mudei a maneira de falar até em português, e o que era bolacha virou biscoito. 

O biscoito que eu conhecia recheado, virou um mundo de possibilidades. Esse tipo de docinho seco e crocante me conquista cada vez mais, pode ser doce e até salgado, com recheio ou nada, bem crocante e saboroso. Ainda mais no meu caso, que moro em um país com uma cultura gastronômica muito forte e milhares de tipos de biscoitos. Cada região tem um ou mais biscoitos tradicionais e toda a história por trás de cada um, o que diz muito sobre os produtos disponíveis na época e a maneira de viver.

Em francês a palavra para biscoito é “biscuit”, se a gente separar, “bis” significa duas vezes e “cuit” significa assar, ou seja, assado duas vezes! E por isso tão importante a textura crocante e sequinha. 

O duplo cozimento do biscoito era feito nos fornos de pães, uma maneira de aproveitar o calor remanescente depois que os pães eram assados e o forno desligado. Hoje em dia é mais comum assar uma vez só, principalmente quando fazemos em casa. Porém, na França, alguns biscoitos para receberem seu nome tradicional, como o biscuit rose de Reims, devem ser assados em dois tempos, como antigamente.

Indícios da existência de algo tipo biscoito já foram encontradas mesmo no tempo neolítico, quando o homem já assava a farinha. O biscoito com as características mais próximas do que conhecemos hoje surgiu na idade média, e sua característica de ser assado duas vezes permitia uma maior durabilidade face ao pão. Dessa característica vem o hábito de molhar o biscoito no café, chá e até no vinho para amolecer e ter uma mordida mais agradável.

Em seguida foram adicionados na massa de alguns tipos de biscoitos, mais ovos e menos farinha, e assim eles ficaram mais macios. Um exemplo desse tipo é o biscuit cuillère, que conhecemos como biscoito champagne, e foi criado por um pâtissier francês no final do séc. XVIII.

O mais interessante é que apesar da evolução dos biscoitos e suas variações ao longo do tempo é um alimento que resta bem fiel a suas origens. Se você tem como destino a França em uma próxima viagem eu te aconselho ir a um supermercado normal e descobrir a variedade de biscoitos com o nome de cada região. A minha marca preferida para experimentar algo novo é a Reflets de France. Depois me conta o que achou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário