segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A baunilha

Você sabe o que é a baunilha?
A baunilha é uma especiaria utilizada como aromatizante, obtidas de orquídeas, nativas do México, muito apreciada na culinária em especial na confeitaria. Parece ter sido levada para a Europa na década de 1520 juntamente com o chocolate. A maior parte da baunilha produzida no mundo é a variedade conhecida como "Madagascar-Bourbon", produzida numa pequena região de Madagascar e na Indonésia. (fonte: Wikipédia)

A baunilha na confeitaria é utilizada na preparação de bolos, cremes, tortas, massas, uma infinidade de receitas e tem um perfume e um sabor característico. Você pode encontrar a baunilha nas seguintes formas:

A fava de baunilha. 
É o fruto, que passa por um processo de desidratação, é a forma mais pura e o sabor mais intenso, deve ser conservado em local seco e fresco. A baunilha em fava custa caro, é a segunda especiaria mais cara do mundo. Fiz uma pesquisa rápida no mercado livre e o preço varia de R$ 7 a R$ 26 por uma fava.


Para utilizá-la abra a fava com uma faca pequena e afiada na vertical ao longo dela. Com a parte posterior e sem corte da faca raspe ao longo da fava retirando os milhares de pequenos grãos e coloque-o na sua preparação. A “casca” pode ser reutilizada ainda algumas vezes. Você pode ferver com o leite ou creme de leite no preparo de alguma receita e após o uso lavá-la e reutiliza-la ainda para aromatizar uma calda de açúcar.

O extrato de baunilha.
É a baunilha líquida, ou seja extraída da fava e misturada com álcool e água. 
Você pode preparar o seu extrato em casa. Coloque em uma garrafa 500ml de vodka de boa qualidade, abra e raspe 2 favas de baunilha coloque dentro da garrafa os grãos e as favas, aguarde de 2 a 3 meses para começar a utilizar, conserve ao abrigo da luz para um melhor resultado.

Não confunda extrato com essência, a essência pode ser encontrada no supermercado, mas não tem baunilha de verdade, só tem cheiro de baunilha, mas não tem sabor. Invista num bom extrato de baunilha para preparar suas receitas.



A baunilha em pó.
A mais difícil de ser encontrada no Brasil, mas muito comum na França, tem um sabor intenso e pode substituir a fava de baunilha em algumas receitas e intensificar o sabor em outras. Dica: utilize a baunilha em pó para massas de tortas e biscoitos!

O sabor de uma baunilha de verdade faz toda a diferença no preparo de receitas. Invista!
Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário