sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Bolos e biscoitos para uma festa de criança do fundo do mar

Eu adoro morar aqui na França, gosto muito do meu trabalho, amigos e da vida aqui, mas uma coisa que sempre me dá vontade é ver a minha família e amigos. Por isso, no final do ano passado fui passar dois meses e meio no Brasil, aproveitei a época de muitos aniversários na minha família, batizado, Natal e Ano Novo para matar a saudade.

Fiz muitos doces, teve aniversário do meu sobrinho, sobrinha, irmã, mãe, irmão, batizado, Ceia de Natal, Ceia de Ano Novo, festa de encontro das amigas e ainda resolvi passar uma temporada na confeitaria de uma amiga fazendo chocolates para o Natal! Foi uma ótima maneira de aproveitar esse tempo no Brasil e aproveitar a companhia de todos sem deixar de cozinhar.

Um dos doces que fiz e mais gostei do resultado foi o bolo e biscoitos para o aniversário da minha sobrinha, o tema era fundo do mar e ela comemorou com mais 2 amigos, as meninas eram a pequena sereia e o menino Nemo, tudo bem colorido e bem gostoso. Agora as fotos dos doces que eu fiz:


A primeira coisa a fazer foi definir as cores para decorar os biscoitos: laranja por causa do Nemo, vinho da cor do cabelo da Ariel (a pequena sereia) e 2 tons de azul. Foi o meu primeiro bolo de 2 andares e usei os tubinho de plástico no andar de baixo para suportar o peso do bolo de cima.

O bolo era de baunilha e a parte de baixo recheado com caramelo salgado e a parte de cima ganache de chocolate ao leite, a decoração foi feita com ganache de chocolate branco e o método utilizado foi o mesmo deste bolo. Os biscoitos de estrela do mar e concha foram decorados com glacê real e a areia era bolacha tipo maisena triturada no liquidificador.


Fiz alguns peixinhos nas cores do Nemo e assei no palito de churrasco. Coloquei sal grosso nas garrafinhas, as "algas" são balas de goma e os peixes parecem estar "nadando".


Também fiz alguns polvos no palito, nesse post aqui mostro como fazer bolo no palito. A diferença é que para cobrir o bolo eu usei chocolate branco colorido de azul. Fiz os olhos com glacê real e a boca com caneta de tinta comestível, e com o chocolate desenhei as patinhas de polvo e depois grudei o polvo já pronto em cima.


Por fim, fiz várias bolachas decoradas com glacê real no formato de estrela do mar e conchas com uma pérola dentro. E também alguns chocolates no molde de conchas, tudo isso sobre a areia de bolacha tipo maisena.

Deixe comentários se gostaram e se gostariam de ver alguma receita ou outra informação.
Bon Appetit!

2 comentários: