quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Clafoutis

No meu trabalho atual toda semana tenho que inventar uma ou duas sobremesas novas, é como a sobremesa do dia e o ideal e sempre algo com as frutas da estação. Apesar de eu ter muitas ideias, com a correria do dia a dia as vezes fica difícil colocar todas em prática e nas semanas que tenho muito trabalho escolho sobremesas mais caseiras e são essas que fazem mais sucesso com os clientes . Foi o caso do clafoutis feito há mais ou menos 1 mês na melhor época para cerejas. Como no Brasil costumamos ter as cerejas no Natal essa pode ser uma boa receita para o final do ano. 


O clafoutis (o "S" no final não é pronunciado se você quiser falar como os franceses), é um doce francês feito com cerejas. É quase como um bolo, mas bem molhado e cremoso no meio. O segredo de um clafoutis saboroso é a farinha de amêndoas e se você tiver em casa, um pouco de vinho marsala.

Clafoutis
Rendimento: uma forma redonda de 30cm de diâmetro ou 4 a 6 porções individuais.

Ingredientes:
- 48g de manteiga derretida
- 180g de ovos
- 144g de açúcar
- 72g de farinha de trigo
- 36g de farinha de amêndoas ou amêndoas em pó
- 300g de leite
- 2 col. de sopa de vinho marsala ou licor de amêndoas (opcional)
- 500g de cerejas frescas

Modo de preparo:
- Lave e corte as cerejas ao meio e retire o caroço. Se você tiver um descaroçador, use as cerejas inteiras.
- Bata os ovos com o açúcar com um fouet ou na batedeira,  adicione a farinha de amêndoas e em seguida adicione a farinha de trigo e por fim o leite, misture bem.
- Finalize com a manteiga derretida, pare de bater e utilize uma espátula de silicone para misturar.  Adicione o vinho ou o licor (opcional) e misture. Deixe 1h na geladeira.
- Unte a formas com manteiga, disponha algumas cerejas sem caroço, despeje a massa em cada um e leve para assar a 180ºC por 30min,  desligue o forno e deixe mais 10min.  Sirva morno!

Com sorvete de creme ou baunilha melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário