sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Bolo decorado com ganache de chocolate branco

Mais um bolo em camadas e decorado com ganache para vocês testarem esse final de semana. Desde que vi essa decoração de "bolinhas" fiquei apaixonada, acho que deixa o bolo super bonito e diferente. Para fazer esse bolo usei a receita básica de bolo de baunilha e no recheio e cobertura ganache de chocolate branco. As framboesas para decorar, primeiro para colorir um pouco e em segundo porque esse tipo de decoração consome muita ganache e decorando a parte de cima com frutas podemos economizar na ganache, rs...


A primeira parte é assar os bolos e cortar como ensinei neste post aqui, depois recheie e leve ao freezer antes de passar a cobertura. Eu gosto de passar a cobertura no bolo gelado porque evita as "migalhas" de bolo caindo, ele fica mais firme e assim é mais fácil.


É ideal utilizar o cartão em baixo para firmar o bolo, fica mais fácil para manuseá-lo. Comece aplicando a ganache por toda a lateral do bolo e na parte superior.


Com a espátula alise a ganache e retire o excesso. Lembre de limpar sempre a espátula enquanto retirar o excesso. Geralmente esse "excesso" contem as migalhas do bolo, então coloque em um pote separado e não junto com a ganache "limpa". Assim quando você for aplicar a gancahe como decoração, nao vai ter pedaços de bolo. Utilize esse excesso para rechear um novo bolo ou comer com frutas.


A ganache não precisa ficar perfeita nesta etapa porque vamos cobrir com a decoração. Leve o bolo ao freezer uma meia hora antes de aplicar a decoração.


Para a decoração você vai precisar de um saco de confeitar e um bico redondo liso número 8. Lembre-se sempre de colocar o bico dentro do saco de confeitar antes de encher ele com a ganache. Abra o saco de confeitar em um copo para ter um suporte e assim encher ele com a ganache. Não coloque muita ganache, caso contrário fica mais difícil de usar o saco de confeitar.


Posicione o bico perpendicularmente ao bolo. Pressione para formar uma bola, pare de apertar e retire.


Faça uma linha vertical de bolinhas.


Com as costas de uma colher de café, faça a decoração a partir da metade da bolinha de ganache.


Importante limpar a colher a cada vez. Faça uma nova fileira e repita o processo com a colher, repita tudo ate cobrir todo o bolo.


A última fileira você não nao vai conseguir fazer a decoração com a colher, faça apenas as bolinhas. Depois é só so esconder na parte de trás do bolo.


Você pode continuar com a decoração de ganache na parte de cima do bolo, ou utilizar frutas ou flores para finalizar a decoração.

Receita do bolo neste link.

Ganache de chocolate branco.
Assista o vídeo de como fazer uma ganache.
Rendimento: para cobrir e rechear um bolo de 20cm de diâmetro e 3 camadas.
Ingredientes:
- 750g de chocolate branco
- 250g de creme de leite fresco

Modo de preparo:
- Derreta o chocolate no microondas.
- Ferva o creme de leite e despeje sobre o chocolate. Misture bem com um fouet.
- Se ficarem pedaços de chocolate aqueça a ganache em banho maria até derreter todo o chocolate e ficar lisa.
- Deixe no mínimo 3h na geladeira antes de usar. Preferencialmente faça a ganache um dia antes.

Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário