terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bolo com recheio e cobertura de ganache de chocolate


Como fazer um bolo em camadas com recheio e cobertura de ganache de chocolate. A receita de ganache é super simples, a receita do bolo de chocolate é fácil, a dificuldade pode aparecer na hora de "construir" o bolo e decorar com o bico de confeiteiro. Mas para fazer um bolo coberto com ganache e decorado com ganache utilizando um bico de confeitar a dica é: criatividade e prática!


Aqui vocês podem conferir o passo a passo para fazer este bolo e abaixo a receita completa e todas as instruções. Se tiver dúvida em como fazer a ganache é só conferir este vídeo e ver como é simples.


O primeiro passo é preparar a massa do bolo e depois assar em 3 assadeiras iguais do mesmo tamanho untadas com manteiga e forradas com papel manteiga. Você pode assar em uma forma mais alta e dividir o bolo ou você pode assar em 3 tempos, ou seja, um bolo de cada vez quando você só tem uma assadeira.


Depois de assar e desenformar, embale cada bolo em plástico filme e leve ao congelador, para nivelar o bolo o ideal é trabalhar com ele bem gelado porque fica mais fácil de cortar. O ideal é embalar no plástico filme ainda morno para conservar melhor a humidade e não ressacar o bolo. Na hora de nivelar, utilize uma régua e marque a altura desejada comum palito de dente, faça de 4 a 6 marcas ao redor do bolo.


Na hora de cortar os palitos serão os guias, utilize uma faca de serra, posicione reta em cima do palito e corte a "tampa" do bolo para ele ficar nivelado.


A primeira etapa é nivelar o bolo na horizontal, em seguida você vai nivelar na vertical, porque as vezes a base do bolo fica mais larga que o topo. Utilize a faca de serra, posicione no ângulo reto e corte toda a volta.


Os 3 bolos já estão nivelados é hora de montar o bolo em camadas. Utilize um cartão na medida do bolo para fixar a primeira camada, o cartão facilita na hora de manusear o bolo e trocar de prato. Coloque um pouco de ganache para "colar" o bolo no cartão.


Com a espátula passe uma camada fina de ganache por todo o bolo e leve ao congelador por alguns minutos.


A primeira cobertura não precisa ficar perfeita porque ainda vamos cobrir com a ganache utilizando o saco de confeitar e o bico de confeiteiro.


Eu escolhi fazer rosas para decorar este bolo, utilizei um bico estrela n°8.


Posicione o bico de confeitar perpendicular ao bolo e faça um círculo. Vale a pena praticar um pouco antes sobre uma tábua e depois recuperar a ganache, se ela estiver muito mole, deixe um pouco na geladeira para endurecer.


Faça a primeira fileira de rosas e comece a segunda intercalando as rosas de acordo com a fileira de baixo. Na hora de "fechar" a fileira de rosas a última pode ser maior ou menor dependendo do espaço, as rosas não precisam ser exatamente do mesmo tamanho, mas precisam ser parecidas para um efeito bonito.


A terceira fileira de rosas " invade" o topo do bolo.


Finalize com rosas grandes e pequenas para cobrir todo o topo do bolo.

Bolo de chocolate
Rendimento: 3 bolos de 20cm de diâmetro 
Ingredientes:
- 284g ovos
- 392g açúcar 
- 232g creme de leite
- 322g farinha
- 6g fermento
- 64g cacau em pó
- 100g manteiga derretida morna

Modo de preparo:
- bata os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e homogêneo. Nunca deixe açúcar e ovos juntos e sem misturar, porque o açúcar começa a cozinhar os ovos e vai formar granulados, por isso é importante misturar bem.
- acrescente em 3 partes o creme e a farinha peneirada com o fermento e misture até ficar homogêneo. Incorpore o cacau e m pó e por fim a manteiga derretida. Deixe a massa 10minutos na geladeira antes de assar.
- prepare as formas e aqueça o forno a 180°C, os fornos demoram em média 15 min para chegar na temperatura desejada.
- asse entre 20 e 30 min, faça o teste do palito para saber se estão prontos. O tempo pode variar de acordo com o tamanho da forma utilizada.

Ganache de chocolate meio amargo
Rendimento: 1kg (recheio e cobertura do bolo de 20cm de diâmetro e 10cm de altura)
- 500g de chocolate meio amargo (60% de cacau)
- 500g de creme de leite fresco
Modo de preparo:
- leve o creme de leite para ferver e enquanto isso derreta o chocolate no microondas.  Em seguida misture os dois, até ter uma consistência lisa e homogênea.  Cubra com plástico filme em contato e leve para geladeira no mínimo 3 horas antes de usar.
- se formarem pedaços de chocolate, leve para derreter em banho maria, a ganache deve ficar bem lisa e sem pedaços. 
Atenção : o tipo de chocolate interfere na consistência da ganache. Se usar um chocolate com mais cacau você vai precisar de mais creme de leite e se usar um chocolate ao leite (38% de cacau) utilize metade da quantidade de chocolate em creme de leite.

Se tiveem alguma dúvida deixe nos comentários para eu tentar ajudá-los! 

5 comentários:

  1. precisa ser creme de leite fresco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro o creme deleite fresco por causa da textura, mas tenho amigos que usam o creme de leite em lata, acho que você pode testar!

      Excluir