terça-feira, 29 de setembro de 2015

Avelãs caramelizadas

Essa receita é daquelas perigosas, porque se deixar eu sou capaz de acabar com ela antes mesmo de esfriar! 


 Confiram um passo a passo de como fazer avelãs caramelizadas.


Coloque em uma panela 200g de açúcar e 80g de água e leve para ferver. Quando todo açúcar derreter e começar a borbulhar retire do fogo.


Apoie a panela sobre um pano de prato para ela não deslizar, despeje 150g de avelãs inteiras e sem casca e comece a misturar. Pode levar alguns minutos, a calda começa a secar e fica mais difícil de misturar, mas não desista continue misturando.


Quando a calda secar vai ficar nessa consistência de areia e muito mais fácil de misturar. Agora volte a panela ao fogo para derreter todo esse açúcar e caramelizar as avelãs, misturando sempre! O ideal é utilizar uma colher de pau.


Deixe no fogo até que todo o açúcar tenha derretido e virado um caramelo. Despeje as avelãs sobre um tapete de silicone ou numa folha de papel manteiga, com a colher tente separar ao máximo as avelãs. Aguarde alguns minutos e com as avelãs ainda quente, separe uma por uma. Enquanto elas estiverem mornas você consegue separar, mas depois que esfriar a calda endurece muito e fica difícil.

Conserve em um recipiente hermeticamente fechado e de preferência em um lugar seco. Utilize para decorar bolos ou servir com sorvete!



4 comentários: