quarta-feira, 15 de abril de 2015

Souvenir Gourmet - Queijo Monte D'Or

Todo mundo quando viaja sempre volta com uma, quando não duas, malas extras cheia de compras ou você nunca passou por aquela situação de comprar um mala nova na viagem ou praticamente deitar encima da mala na tentativa de fechar o zíper estourando. São roupas novas, sapatos, decoração para casa, artigos de cozinha, presentinhos para a família, muitas coisas que as vezes quando chegamos em casa pensamos: "por que eu comprei isso?". Agora se tem algo que a gente nunca se arrepende de levar de lembrança das viagens é comida, sempre tem uma utilidade, concordam?

Lá em casa parece que esta no DNA, eu infelizmente nao conheci minha avó materna, mas diz meu pai que ela sempre voltava com a mala cheia de comida quando viajava. Quem começou na minha casa foi minha irmã, uma vez ela veio para um casamento aqui na França e voltou com um queijo de mais ou menos 3kg que tinha "sobrado" da festa! Nada de 2 brigadeiros e um bem casado na mini bolsa de festa, o negócio é sair carregando um super queijo, rs. Brincadeiras a parte, o noivo muito amigo dela, distribuiu entre os amigos alguns extras da festa. 

Seguindo a tradição da família, nas minhas ferias há um mês atrás, levei além de muitos chocolates, 2 baguetes, uma manteiga de baratte e um dos meus queijos preferidos, o Monte D'Or, nao é o mesmo queijo que sobrou do casamento, mas tão bom quanto ou ainda melhor!

Imagem Reprodução 

O queijo Monte D'or é feito com leite cru e comercializado entre os meses de setembro a maio. Ele é um queijo super macio e derrete muito bem, envolto em uma casca de cor branca. Ele vem dentro de uma caixa e é idealmente consumido quente para acompanhar, pães, batatas cozidas e frios.

Imagem Reprodução 

Modo de preparo: retire a tampa e embale a caixa onde vem o queijo com papel alumínio, não precisa cobrir a superfície. Pré aqueça o forno a 200°C e deixe por 15 a 20 minutos. Você vai cortar a casca e o queijo estará totalmente derretido por dentro. 

Onde comprar: em qualquer supermercado como Monoprix e Carrefour, os preços variam de €5,50 a €8. Tem para vender no Free Shop por mais do dobro do preco, em marco estava €15,60.

O que mais vocês gostam de levar na mala da viagem de volta para casa?


2 comentários:

  1. Com certeza Bia. Não consigo voltar de Paris sem comprar no mínimo uns 5 queijos, entre ele também o Mont Dor, de preferência todos “lait cru” que nos equivocadamente ainda proibimos, ou não pois, “lait cru” exige excelente higiene ponto aonde ainda temos que avançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro com certeza precisamos melhor neste quesito. Eu sei que em São Paulo existe uma loja com queijos artesanais "A Queijaria", infelizmente nunca experimentei, mas acho que trazem boas opções, boa notícia pra nós que ficamos mal acostumados querendo sempre queijos "lait cru"! Abs, Bia

      Excluir