segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cheesecake com calda de goiabada

No começo desse ano eu comecei ver muitas fotos de cheesecake na internet, instagram, facebook, blogs e comecei a ficar aguada para comer um cheesecake no estilo americano ou no melhor estilo Cheesecake Factory, totalmente contra a linha francesa de delicadeza e equilíbrio de sabores. Por isso, foi bem difícil encontrar um cheesecake que eu gostasse aqui em Paris, a maioria era bem leve e aerado, mas eu queria algo denso com sabor forte do cream cheese e uma calda doce. 

A solução foi preparar o meu próprio cheesecake seguindo uma receita antiga que já coloquei aqui, mas com muito mais cream cheese. E como calda nada melhor do que goiabada para dar nosso toque brasileiro! 


Chessecake com calda de goiabada
Ingredientes:
- 1 pacote de bolacha maisena
- 4 col de sopa de manteiga

- 600g de cream cheese
- 1 xíc de açúcar 
- suco de 1 limão 
- 1 col de sopa de extrato de baunilha 
- 4 ovos

- 200g de geleia de goiaba ou goiabada em pasta

Modo de preparo:
- bata a bolacha no liquidificadir ou no processador, depois adicione a manteiga derretida até obter uma textura de areia molhada, distribua a massa no fundo da forma e nas laterais (usei uma forma de fundo removível e 30cm de diâmetro). Leve para assar no forno a 200°C por 5 minutos, deixe esfriar.
- numa batedeira comece batendo o cream cheese e o açúcar por 10min, depois adicione o suco de limão, a baunilhae os ovos um a um batendo sempre. Não precisa bater muito depois de adicionar os ovos.
- despeje o creme sobre a base de bolacha, envolva a formar em papel alumínio. Isso é necessário porque o cheesecake vai ser assado em banho maria e o papel alumínio evitade entrar água na forma. Coloque a forma do cheesecake em uma assadeira com bordas, coloque no forno e despeje a agua morna na assadeira até a metade da forma. Deixe assar por 1h/1h30 no forno a 180ºC. O cheesecake está pronto quando você balança a forma e ele esta como uma gelatina, firme mas o meio ainda balança um pouco.
- espere esfriar para desenformar e cubra com a calda de goiabada. Para fazer a calda é só misturar a pasta ou a geleia com 2 ou 3 colheres de água e levar ao fogo para ficar mais líquida, utilize a calda fria no cheesecake.

Bon Appétit! 

2 comentários: