terça-feira, 14 de abril de 2015

Bolo com pipocas caramelizadas

Algumas semanas atrás enquanto eu esperava o sono vir eu dava aquela olhadinha básica no instagram e numa dessas me deparei com um bolo, no qual o topo era todo de pipoca. Não salvei a foto e nem me lembro da referência,  mas fiquei com a ideia fixa na cabeça: "preciso fazer esse bolo!"

Escolhi fazer um bolo de 3 camadas, a receita do bolo é a básica que uso sempre, com uma pequena modificação que dá um ótimo resultado, substituir uma xícara de farinha de trigo por 1 xícara de farinha de amêndoas!  O recheio escolhido foi um creme de caramelo com flor de sal e pipocas caramelizadas para finalizar.

Importante lembrar que as pipocas devem ser colocadas logo antes de servir, para se manterem frescas e crocantes. Então anota a receita que o próximo aniversário já tem o bolo escolhido.


Bolo pipoca caramelizada

Bolo
Ingredientes :
- 2 xíc. de açúcar refinado 
- 1 xíc. de farinha de trigo
- 1 xíc. de farinha de amêndoas  (opcional, se não tiver pode usar a de trigo)
- 1 col. de sopa de fermento em pó
- 200ml de creme de leite (eu prefiro o fresco 36% de gordura)
- 3 ovos 
- 1/2 xíc. de manteiga derretida
Modo de preparo:
- misture em uma tigela os ingredientes secos, farinhas, açúcar e fermento
- bata no liquidificador os outros ingredientes, despeje sobre os ingredientes secos e misture com uma espátula até obter uma massa lisa e homogênea  (não precisa bater com força,  apenas misturar)
- despeje em formas untadas com manteiga e farinha e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 25min, faça o teste do palito antes de retirar do forno.
- eu usei 3 assadeiras iguais de 18cm de diâmetro e divida a massa entre elas.

Recheio - Creme de caramelo
Ingredientes :
- 180g de açúcar refinado  (quantidade 1)
- 180g de glucose
- 300g de creme de leite fresco
- 100g de manteiga
- 1 col. de café de flor de sal
- 90g de gema
- 150g de açúcar refinado  (quantidade 2)
Modo de preparo:
- misture em uma tigela as gemas e a quantidade 2 de açúcar,  bata com um fouet  (é sempre importante misturar o açúcar e as gemas para o creme não "empelotar")
- em uma panela coloque o creme de leite para ferver e reserve
- em outra panela comece a fazer um caramelo com a quantidade 1 de açúcar  (clique aqui para mais detalhes de como realizar o caramelo)
- quando todo o açúcar estiver derretido e com uma cor bronze coloque a glucose, cuidado porque haverá um choque de temperatura e pode espirrar. Misture a glucose e em seguida, desligue o fogo e junte o creme de leite aos poucos, haverá outro choque de temperatura,  coloque o creme de leite aos poucos e sempre mexendo o caramelo com uma colher de pau ou um fouet. Volte a panela ao fogo e desligue quando levantar fervura.
- coloque 1/3 do caramelo na mistura de gemas, mexa bem e coloque tudo na panela, leve ao fogo até ferver e cozinhe por 3 minutos, mexendo sempre.
- deixe esfriar até mais ou menos 45°graus e incorpore a manteiga e a flor de sol. Coloque em um recipiente cubra com plástico filme em contato com o creme e leve para geladeira por no mínimo 2h.

Para montar o bolo em camadas assista o vídeo.

Pipoca caramelizada (A melhor parte)
- 2col. de sopa de azeite
- 1 xíc de milho para pipoca
-1/2 xíc de glucose 
-1 xíc de açúcar 
-1 col de sopa de manteiga
Modo de preparo:
- em uma panela grande aqueça o azeite, acrescente o milho de pipoca e cubra com a tampa. As pipocas começam a estourar e você deve sempre sacudir a panela para não queimar.
- em outra panela coloque a glucose e o açúcar,  leve ao fogo até o açúcar derreter e ficar na cor bronze, desligue o fogo acrescente a manteiga e despeje sobre as pipocas e misture bem.
- se o caramelo endurecer antes de você conseguir cobrir todas as pipocas despeje tudo em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno bem baixo por 5 minutos, isso vai derreter o caramelo e facilitar na hora de misturar. Repita o processo até todas as pipocas estarem todas cobertas.

Decore o bolo com as pipocas antes de servir, até lá conserve a pipoca em um recipiente hermeticamente fechado.

Bon Appetit! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário