terça-feira, 21 de abril de 2015

Balas de café

Quando eu era criança lá no interior todas as férias de janeiro tinham um destino certo, o litoral de São Paulo! Isso significava uma caravana de 3 a 4 carros, minha família e mais tios e primos, e muitas crianças sem cinto de segurança no banco traseiro e o mais disputados era o porta malas do carro "perua", era só colocar um travesseiro e você tinha o melhor lugar da viagem, mas durava pouco porque sempre tinha um revezamento. 

O pior é que eu sempre passava mal no carro, mas sempre melhorava quando a gente fazia a famosa parada no Frango Assado para reabastecer o carro e tomar café da manhã. E o melhor para mim era poder comprar um saco de balas de café! Nunca fui fã de café, tomar um café puro é muito raro e ultimamente eu cortei totalmente senão um cafezinho significa 1 semana sofrendo de gastrite. Mas a bala de café do frango assado é daqueles doces que estão na memória e que eu sei que dificilmente vou comer uma igual.


Na tentativa de reviver aquele sabor preparei essas balas de café,  ficaram boas e tecnicamente falando perfeitas, mas não como as do frango assado que eram açucaradas e únicas. Mas vale a pena fazer porque ficaram muito gostosas, e talvez eu tenha tido sorte de não serem iguais a da minha infância porque o nosso paladar muda e talvez hoje aquelas balas não seriam tão boas e eu poderia acabar com uma memória tão boa de infância. 


Balas de café 
- 200g de açúcar 
- 30g de glucose
- 1 xíc de café bem forte (50ml)
- 100g de creme de leite fresco
- 50g de manteiga

Modo de preparo: 
- em uma panela coloque o creme de leite e o café e leve ao fogo até ferver, reserve em um local quente.
- em outra panela comece a fazer um caramelo com o açúcar,  coloque pouco a pouco o açúcar em fogo baixo, até  derreter todo o açúcar. 
- desligue o fogo, coloque glucose derretida no microondas e misture com uma colher de pau. Leve ao fogo para dissolver toda a glucose.
- em seguida retire do fogo e adicione o creme de leite quente aos poucos, misturando sempre com a ajuda de um fouet. Quando colocar todo o creme de leite leve ao fogo novamente e cozinhe até 127°C. Se você não tem termômetro faça o teste em um copo com água gelada, despeje uma gota do caramelo e verifique a consistência,  fica como uma bala macia.
- retire do fogo, acrescente a manteiga, misture bem, despeje sobre uma forma untada com manteiga e papel manteiga,  passe manteiga também sobre o papel. Deixe esfriar.
- quando estiver frio retire da forma, retire o papel e com uma faca afiada corte em quadrados, unte a faca e limpe a faca depois de cada corte.
- embale em papel manteiga e conserve em local seco e fresco.

Bon Appétit! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário