segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Verdadeiro Creme Chantilly

Se você vier passar alguns dias em Paris ou se já conhece a cidade e tem tempo sobrando, um programa legal é visitar Castelos perto da cidade. No ano passado quando minha família estava aqui fomos ao Castelo de Chantilly,  esse mesmo aonde foi inventado o famoso creme chantilly! As lendas sobre a origem do chantilly são várias, a que eu mais gosto diz que em 1671  o proprietário do castelo preparou um jantar para se reconciliar com Luis XIV e François Vatel um talentoso maître de hotel foi o responsável pela refeição. Mas nada saiu como previsto e no dia do jantar muitos fornecedores não entregaram os produtos e Vatel não tinha comida suficiente para servir no jantar, foi então que ele decide bater o creme para criar volume e a impressão de quantidade, inventando o famoso chantilly! Mas a história tem um final trágico e Vatel se suicida durante o jantar, pelo menos depois de inventar o chantilly. Entre mitos e lendas a verdade é que podemos provar esse creme maravilhoso durante a visita ao Castelo. 

O restaurante Hameau localizado no lindo jardim dos domínios do Castelo está sempre aberto, mas após o almoço serve somente as sobremesas, todas com o famoso chantilly. 

Melhor sobremesa da minha vida: morangos e framboesas, sorbet de morango, framboesa e blueberry e chantilly para finalizar!

Acreditem ou não eu não gostava de chantilly até o dia em que comi essa sobremesa! E se você ficou com vontade de chantilly,  anote a receita do original. 

Ingredientes:
-500 ml de creme de leite cru (o segredo é o creme cru, mas muito difícil de ser encontrado no Brasil)
-40g de açúcar de confeiteiro
-1 fava de baunilha (só as sementes)

Modo de preparo:
Coloque o creme em uma tigela e leve ao congelador por 30 minutos. Bata o creme na batedeira e acrescente o açúcar e as sementes de baunilha quando ganhar volume e continue batendo até o ponto de picos firmes.

Le Hameau au Domaine de Chantilly
60635 Chantilly Cedex 
Tél. : 03 44 57 46 21
Aberto de março a novembro todos os dias das 11h as 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário