segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Guimauve

O guimauve é o nosso marshmellow, aquele macio, fofinho, em diversas cores e irresistível! Muito usado aqui na França delicadamente como decoração em tortas e bolos ou em cubos como conhecemos no Brasil para comer e voltar a ser criança.

A receita é simples, mas é necessário um termômetro e um pouco de agilidade na hora de modelar porque ele esfria rapidamente. Você também pode usar corante e essências para diferentes cores e sabores. 

Foto do meu amigo Rob, chef e fotógrafo!

Receita:
- 50ml de água
- 125g de açúcar
- 8g de gelatina incolor e sem sabor em pó dissolvida em 40g de água 
- 2 claras
- corante hidrosolúvel de acordo com a cor desejada 
- 1 col de chá de essência do sabor desejado. É sempre importante experimentar para saber se está de acordo com seu paladar.
Para finalizar:
- 50g de açucar de confeiteiro
- 50g de amido de milho

Modo de preparo:
- prepare a gelatina: pese a água em seguida o pó, misture bem com um fouet (batedor de claras) e leve a geladeira para agir (em média 20min).
- prepare uma forma de torta sem o fundo sobre um tapete de silicone ou papel manteiga. Unte a forma com óleo (espalhe com um papel toalha, sem exagero), se usar o papel manteiga na base unte também com o óleo.
- coloque em uma panela a água o açúcar por  cima, não misture e não mexa, leve ao fogo baixo até a calda atingir 121C. Retire do fogo, adicione a gelatina e misture bem.
- bata as claras em neve até atingirem uma textura de mousse e adicione a calda em fio e continue batendo até que a tigela da batedeira esteja fria. 
- enquanto a massa está batendo você deve adicionar o corante e a essência.  Você pode adicionar o corante na calda, mas não consegue controlar a cor como quando acrescenta depois, o mesmo para o sabor no caso da essência.
- despeje o conteúdo na forma, se precisar alisar com uma espátula para a superfície ficar lisa e regular faça rapidamente porque a massa é "pegajosa".
- leve a geladeira 30min para firmar. Retire da forma e corte em cubos com uma faca ligeiramente untada com óleo. Passe o marshmellow na mistura de açúcar e amido e em seguida em uma peneira para retirar o excesso. 
- consuma em até 3 dias.

O tamanho da forma pode variar entre 10 e 20cm.

Bon Appétit! 

4 comentários:

  1. Oi Bia! Em que momento a gelatina entra?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, acabei de atualizar. Quando a calda de açúcar esta pronta você mistura a gelatina nela. Obrigada! Abs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, acabei de atualizar. Quando a calda de açúcar esta pronta você mistura a gelatina nela. Obrigada! Abs

    ResponderExcluir