terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como usar corantes

Eu não costumo postar muitas receitas que levam corantes, mas em uma ou outra ele acaba aparecendo, como na receita do guimauve (marshmellow), por isso rezolvi fazer um post para ajudá-los na hora que precisar colocar o corante em uma receita.

A primeira coisa é saber que tipo de corante usar, existem basicamente dois tipos: hidrosolúvel e liposolúvel. O próprio nome já explica, hidrosolúvel se dissolve em água e liposolúvel em gordura. Se vc usar um liposolúvel em uma receita de macaron (na qual não tem gordura) o resultado não será bom e você terá uma massa cheia de "pintinhas" (corante não incorporado corretamente).

Conheça e analise os ingredientes que você usa, uma receita de buttercream que é praticamente manteiga tem muita gordura, nesse caso use o liposolúvel.  Quanto mais a gente presta atenção nos ingredientes melhor o resultado. 

Outro ponto de atenção é a quantidade, o corante dá cor ou realça, mas utilize com moderação para que seus doces continuem apetitosos e aparência natural, nada muito exagerado ou artificial.

Para colorir chocolate o corante é liposolúvel,  o chocolate a ser colorido é o chocolate branco composto de manteiga de cacau, leite e açúcar,  ou seja, muita gordura. Quando for  colorir o  chocolate dissolva o corante em manteiga de cacau pura derretida e depois incorpore au chocolate, se você colocar diretamente no chocolate ele vai ficar grosso e impossível de ser manuseado.

Se tiverem dúvidas mais dúvidas deixe um comentário que eu tento ajudar a achar a resposta!


Um comentário:

  1. OLÁ BOA NOITE VC FALOU D 2 TIPOS DE CORANTES .... .
    AGORA PERGUNTO O CORANTE GEL E O CORANTE EM PASTA? SÃO BONS CORANTES ?
    GOSTARIA DE SABER TUDO SOBRE CORANTES QUAL O MENOS PREJUDICIAL A SAÚDE? FICAREI MUITO GRATA EM SER ATENDIDA. -LOURDES ARAUJO

    ResponderExcluir