terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Aux Merveilleux de Fred

Após um ano trabalhando em uma confeitaria em Paris vejo claramente a diferença entre nossos doces brasileiros e os doces franceses, tanto quanto ao sabor, textura e principalmente tamanho. Mas quando experimentei o "merveilleux" pensei: "esse doce agrada e muito ao paladar brasileiro, uma mistura de merengue, chantilly e chocolate, sendo que o chocolate pode ser substituído por vários outros ingredientes como café, cerejas, praline (pasta feita de amêndoas, avelãs ou qualquer iutra noz e calda de açúcar) ou speculos (tradicional biscoito francês delicioso)! Com certeza vocês já comeram algo parecido no Brasil, por isso tenho certeza que vão adorar essa receita.



Um pouco de história, Frédéric Vaucamps é o criador do merveilleux e proprietário junto com seu irmão do "Aux Merveilleux de Fred", boutique com um único produto, o merveilleux,  em diferentes tamanhos e sabores, que nasceu em Lille no norte da França e hoje tem várias outras lojas inclusive em Paris. Frédéric diz que para chegar onde está hoje ele passou por experiências de sorte, fracasso, experimentos e por fim o sucesso.

http://www.auxmerveilleux.com/


Ingredientes do merengue:
(Preparar no dia anterior para ter mais tempo no dia seguinte)
- 3 claras de ovo
- 150g de açúcar
Modo de preparo:
- Bater as claras na batedeira, quando criar volume incorporar colher a colher o açúcar e continue batendo até ficar bem firme, de 5 a 8 minutos.
- Com a ajuda de um saco de confeitar e um bico de confeiteiro redondo e liso, faça discos de 5cm de merengue (para porções individuais) sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou despeje metade do conteúdo sobre duas assadeiras, para um bolo grande.
-Asse por 1h no forno a 100ºC. O merengue deve ser assado longamente a uma temperatura bem baixa e passar a noite em um local quente (40 a 50 graus) para secarem e ficarem crocantes.

Ingredientes do recheio:
- 200g de creme de leite fresco (30% de gordura)
- 100g de chocolate meio amargo
Modo de preparo:
- Derreta o chocolate, bata o creme no ponto de chantilly e incorpore em fio todo o chocolate derretido.

Montagem:
- Disponha o merengue sobre um prato, despeje metade do chantilly chocolate gelado sobre o merengue, disponha o segundo merengue por cima, cubra todo o doce com a outra parte do chantilly e ututilize raspas de chocolate para cobrir todo o bolo. Utilize o chantilly bem gelado para ele não ficar muito líquido enquanto você o espalhar.

Bon Appétit! 

Um comentário:

  1. Olá Bia tudo bem?
    Quando fui a Bruxelas eu comi esse doce e é simplesmente sensacional.
    Gostaria muito de ver o passo a passo da receita, pois gostaria de fazer em casa. Seria possível você fazer um video no youtube ensinando a receita?
    Obrigada

    ResponderExcluir