quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Brigadeiro super cremoso e farofa de castanhas

Eu acho que todo mundo sabe fazer um brigadeiro, mas tem sempre aquela pessoa que faz "aquele" brigadeiro e você não entendo porque fica tão diferente do seu se os ingredientes são exatamente os mesmos! Eu nunca fui a melhor em brigadeiros, mas confesso que depois que fiz esse brigadeiro estou me achando, rs.., encontrei "a maneira" de fazer um brigadeiro muito bom e muito cremoso (não é brigadeiro para enrolar).


E o responsável pelo sucesso do meu brigadeiro é o fogão, aqui tenho aquele fogão de indução o que permite um fogo super baixo, o brigadeiro é cozido lentamente, demora bastante, de 30 a 40 minutos, mas não precisa mexer o tempo todo, somente nos 10 minutos finais. Eu sei que cada um tem um fogão diferente em casa, mas a minha dica é essa, um cozimento muito lento.

Além disso, uso uma lata de leite condensado e 3 col, de sopa de cacau em pó, sem açúcar. O sabor do chocolate fica bem acentuado e sem deixar o brigadeiro muito doce. Servi como sobremesa esse brigadeiro e para incrementar uma farofa de castanhas!


Receita Farofa de castanhas
Ingredientes:
- 400g de castanhas torradas e picadas (usei castanha do pará, pistache, amêndoas, noz pecã e avelã)
- 100g de água
- 250g de açúcar

Modo de preparo:
- Em uma panela coloque a água em seguida o açúcar e leve ao fogo até todo o açúcar derreter.
- Em uma frigideira com fundo anti-aderente coloque as castanhas e despeje a calda e misture sempre.
- A calda vai secar e o açúcar vai cristalizar novamente parecendo uma areia. Eu finalizo a farofa neste momento.

Obs: se você continuar mexendo o açúcar vai derreter novamente e caramelizar as castanhas, mas quando esfriar vai endurecer e formar um único bloco de castanhas. Você pode depois bater essas castanhas no liquidificador ou processador para fazer a farofa, mas atenção se você bater por muito tempo as castanhas vão soltar o óleo e formar uma pasta (assim você faz um praliné).

Bon Apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário