segunda-feira, 14 de julho de 2014

Estágio numa Pâtisserie em Paris

Esse post é para contar um pouco do meu estágio aqui em Paris e também para explicar o meu sumiço do blog!


Cheguei em Paris 08/03 depois de 2 meses em uma cidade do interior da França chamada Yssingeaux onde está localizada a escola que estudei confeitaria. Está no programa do curso, um mês de estágio em um lugar de qualidade.

Eu vim para Paris fazer meu estágio na Pâtisserie Lignac, Cyril Lignac é o nome por trás, ele foi ganhador do primeiro Top Chef Francês e virou queridinho dos franceses. Apresentou o reality de pâtisserie "Le Meilleur Pâtissier" e faz participações em outros programas. Junto com ele está um Chef menos conhecido, mas super experiente que comanda a pâtisserie, Benoit Couvrand.


A vitrine de doces

O trabalho é intenso e contínuo. Tem uma equipe que entra a meia noite e sai as 10h da manhã, uma equipe que entra as 12:30hs e sai as 22h. A equipe da tarde é a responsável pelo mise en place e viennoisserie, é neste turno que estou. Fazemos todos os dias croissant, pain au chocolat e depois preparamos as massas das tortas e os recheios e tudo fica guardado, a meia noite entra a equipe da noite que "monta" as tortas e as entremets e faz as finalizações e decorações. E as 8h quando a loja abre tudo está fresquinho e delicioso.

Fora isso durante a semana também preparamos decorações em chocolate, cake (o nosso bolo simples), cookies e outros produtos que duram mais do que um dia


Torta de frutas vermelhas e pistache, receita nova e exclusiva para o verão

O trabalho é pesado, ficamos 10h ou mais em pé por dia, correndo de um lado para o outro, entrando e saindo do congelador que está a -18C, carregando saco de farinha, pesando receitas de 20, 40 ou até 80kg. Mas no final tudo vale a pena, o aprendizado é imenso, o segredo é ficar de olhos abertos, preste atenção em tudo, cada dia aprendo mais e mais.

Terminei meu estágio depois de um mês, depois disso fiz um cv, uma carta de motivação e dei a cara para bater, bati de porta em porta, sem falar um bom francês, procurando um emprego na área. Fiz algumas entrevistas, teste em um restaurante estrela michelin e no final voltei para o mesmo lugar do estágio e hoje estou na Pâtisserie Lignac novamente, mais experiente, falando francês melhor e aprendendo cada dia mais.



Um pouco do laboratório e da preparação da eclair citron

Demorou um pouco para colocar minha rotina em dia, por isso a falta de posts, mas agora já estou mais habituada e os posts vão voltar com receitas, dicas e muitas coisas que tenho aprendido e vou compartilhar com vocês.

3 comentários:

  1. Parabéns Bia! Estou muito feliz por você!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por tudo que já conquistou!!!!! Muito orgulho de vc!!!! Beijão! Ferê

    ResponderExcluir