quinta-feira, 8 de maio de 2014

Clássicos da Confeitaria - Crème Pâtissière

O crème pâtissière ou o creme de confeiteiro como conhecemos no Brasil, é uma mistura de gemas, açúcar e leite engrossado com amido de milho e usado em infinitas receitas.

Mil folhas recheado com creme de confeiteiro

O crème pâtissière é usado nos mais tradicionais doces franceses, como recheio de eclairs, mil folhas, pain au raisin, tarte au fruits (torta de frutas) entre outros. Além disso, o crème pâtissére serve de base para vários outros cremes como mousseline (creme de confeiteiro e manteiga), crème lègére (creme de confeiteiro e chantilly) e frangipane (creme de confeiteiro e creme de amêndoas). 


Em casa vocês podem usar para rechear bolos e tortas ou fazer as eclairs na forma mais tradicional. Aqui na França eles vendem o poude à crème, é um amido especial para a preparação do creme de confeiteiro que o deixa mais amarelo e com o sabor de baunilha mais acentuado. Mas vocês podem usar o amido de milho tranquilamente e o segredo para não ficar com o tal "gosto de maisena" é cozinhar o creme de 2 a 3 minutos depois que ele ferver, para cozinhar o amido e não deixar o gosto.

Crème Pâtissière Vanille ou Creme de Confeiteiro sabor Baunilha
Ingredientes:
- 250g de leite
- sementes de 1 fava de baunilha
- 30g de gemas
- 60g de açúcar
- 23g de amido de milho

Modo de preparo:
- Em uma panela coloque o leite e a baunilha e leve ao fogo até quase ferver.
- Enquanto isso em um bowl misture as gemas, o açúcar e o amido com a ajuda de um fouet.
- Assim que o leite aquecer coloque um pouco do leite no bowl com as gemas e misture com o fouet.
- Volte toda a mistura para a panela com o restante do leite e leve ao fogo para ferver, mexendo sempre com o fouet.
- Depois que ferver cozinhe por 3 minutos, continue mexendo, vai ficar mais difícil e o creme vai engrossar.
- Retire do fogo, coloque em um recipiente, cubra com plástico filme, o plástico deve encostar o creme e evite deixar bolhas, leve a geladeira por no mínimo 2 horas.
- Antes de usar misture tudo novamente com o fouet para ficar na consistência lisa. O creme não deve ter pedaços, se tiver o problema foi durante o cozimento, talvez o fogo estivesse muito alto.

Qualquer outra dúvida me enviem que vou tentar ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário