sexta-feira, 2 de maio de 2014

Barra de Chocolate com Gianduja e Caramelo

Essa receita é simplesmente incrível. É chocolate, é caramelo, é gianduja (chocolate com avelãs), já dá para imaginar o quanto é boa. Fizemos no curso durante a semana do chocolate, no final da semana a gente sempre fazia uma buffet com todos os doces produzidos durante a semana. Dá para imaginar qual foi o mais disputado, não?!

Foto do meu amigo Rob Cartledge, incrível!

Barra de Chocolate com Gianduja e Caramelo
Rendimento: 10 barras de 15x5cm

Caramel Mou (Caramelo Mole)
Ingredientes:
- 900g creme de leite
- 2 favas de baunilha
- 7g flor de sal
- 550g glucose
- 550g açúcar
- 300g manteiga

Modo de preparo:
- Em uma panela coloque a glucose e por cima o açúcar, leve ao fogo baixo. Enquanto o açúcar estiver derretendo não use nada para mexer, apenas faça movimentos com a panela. Espere o caramelo atingir 110ºC.
- Enquanto faz o caramelo, aqueça em uma panela o creme de leite, a flor de sal e as sementes de baunilha e a fava, não precisa ferver.
- Quando o caramelo atingir 110ºC você vai resfriá-lo com o creme de leite, que está quente, mas não tanto quanto o caramelo por isso vai resfriar. Comece colocando bem pouco creme, misture rápido com uma espátula resistente ao calor (você vai perceber que espirra, por isso cuidado e adicione aos poucos e mexa bem). Continue colocando o creme aos poucos até parar de espirrar, aí você pode misturar o restante do creme com o caramelo. Volte para o fogo para desfazer os pedaços caso tenham se formado e aqueça até derretê-los e o caramelo ficar bem liso. Retire do fogo e reserve.
- Quando o caramelo atingir 35ºC, incorpore a manteiga cortada em pedaços pequenos e em temperatura ambiente. Deixe esfriar.

Gianduja
Ingredientes:
- 500g de avelãs sem casca e torradas
- 500g de açúcar de confeiteiro
- 300g de chocolate ao leite (38%)
- 100g de manteiga de cacau

Modo de preparo:
- Em um processador de alimentos, processe as avelãs torradas com o açúcar. As avelãs começam a soltar um óleo que mistura com o açúcar e forma uma pasta. 
- Derreta em banho maria o chocolate com a manteiga de cacau.
- Misture bem a pasta de avelãs com o chocolate e reserve.

Montagem
- Utilizamos um molde de barra de chocolate na medida 15 x 5 cm.
- Primeiro tempere chocolate ao leite e molde formando apenas a casquinha da barra de chocolate.
- Deixe cristalizar na geladeira por 30min.
- Com a ajuda de um saco de confeitar faça primeiro uma camada de caramelo e leve a geladeira por 20 minutos.
- Em seguida com a ajuda de outro saco de confeitar faça por cima do caramelo uma camada de gianduja. Leve a geladeira e deixe cristalizar por no mínimo 2 horas.
- Cubra com chocolate temperado para "fechar" a barra de chocolate. Deixe cristalizar por 30 minutos na geladeira.
- Desenforme e utilize pó alimentício dourado para decorar.

Utensílios necessários: Termômetro, Espátula resistente ao calor, Molde para chocolate, Saco de Confeitar, Processador de Alimentos.





2 comentários:

  1. Essa receita está de babar! Vou fazer com certeza :) Bia, te enviei um email alguns dias atrás, falando sobre o curso que você está fazendo aí. Você chegou a ver? beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara, já vi seu e-mail! Vou responder sim, desculpa a demora, rs.. beijos

      Excluir