sexta-feira, 25 de abril de 2014

Estudar pâtisserie na França

O post hoje é para quem tem vontade de estudar pâtisserie (confeitaria) na França. Em agosto do ano passado comecei a pesquisar escolas e lugares para estudar pâtisserie. Primeiro sabia que queria França por ser, na minha opinião, o melhor país para aprender. Admiro e amo a pâtisserie francesa, os doces, as técnicas, os chefs, as receitas, o estilo visual dos doces e os sabores.

Tarte au fruit

Pesquisei várias escolas e várias cidades e por fim escolhe a ENSP - École Nationale Superiéure de Pâtisserie. Uma amiga fez o mesmo curso no verão e me deu ótimas referências e terminou o curso e o estágio satisfeita e apaixonada pela França e principalmente Paris.

A semana de pães é uma das mais divertidas!

O curso compreende 8 semanas de estudo, você pode ser classificado como nível 1 ou nível 2, depende se você já trabalhou e tem alguma habilidade ou se você não possui experiência e quer aprender desde o básico. As semanas são separadas por tema: chocolate, sorvetes, tortas individuais, entremets entre outras. Uma das maiores vantagens na minha opinião é que você pode morar na escola, eles oferecem o alojamento e os quartos são ótimos, igual a um quarto de hotel 3 estrelas com banheiro particular. Além disso, o almoço também está incluso, no site eles dizem que o café da manhã está incluso, mas é apenas no intervalo das aulas que temos a disposição café, suco, cereal e viennoiserie (croissant, pain au chocolat, chausson) preparada na própria escola, é sempre gostoso, mas não considerei como um café da manhã.

Alunos em ação

As aulas podem ser de manhã ou a tarde, isso é organizado pela escola. As aulas de manhã começam as 6h e terminam as 13h e o almoço é das 13h as 14h, as aulas a tarde começam as 14h e terminam as 20h e o almoço das 13h as 14h. No tempo livre temos outras aulas, como francês, normas de higiene e segurança e noções de fotografia. Todos os Chefs falam inglês e todas as aulas são em inglês, por isso não é necessário falar francês, apenas ter uma noção se você desejar fazer o estágio.

Tarte mango framboise

O estágio ao final do curso é opcional. Você recebe uma lista das boutiques e restaurantes que a escola costuma enviar os alunos para estágio e deve escolher suas opções, algumas são em Paris e outras não, pode ser qualquer cidade da França. Você também pode escolher um lugar fora da lista, mas que conheça e tenha vontade de trabalhar. O tempo total são 3 meses, 2 meses de curso e 1 mês de estágio, sendo esse o tempo que um brasileiro pode ficar "a turismo" na Europa, sendo assim você não vai precisar de visto.

Tarte au pommes: torta maravilhosa de maçã e pistache

Toda a experiência é surpreendente!! Poder conviver com Chefs e colegas com a mesma paixão é muito bom, trocar experiências, aprender culturas diferentes, passar horas e horas no laboratório cozinhando, aprendendo e vivendo intensamente o mundo da confeitaria é apaixonante. Se você ama cozinhar e tem esse sonho a minha dica é "Corra atrás" você não vai se arrepender!!

Uma amiga e eu na aula de esculturas em açúcar

Dia da formatura

Esse é o site da escola, já na página dos cursos internacionais. E se alguém quiser falar comigo por e-mail, vou adorar poder ajudar! abianacozinha@gmail.com

2 comentários:

  1. Sua descrição foi tão empolgante que até fiquei com vontade de fazer o curso!!! kkkkk Beijo!!! Ferê

    ResponderExcluir
  2. Que massa, é meu sonho e estou trabalhando para realiza-lo. Ótimo post.

    ResponderExcluir