terça-feira, 18 de março de 2014

Tarte au citron et merengue framboise

Hoje vou passar para vocês uma das minhas receitas preferidas durante o meu curso de patisserie. Depois dessa fiz e provei doces incríveis, mas acho que por ser uma das primeiras que fiz me marcou de uma maneira especial e eu realmente gostei da simplicidade dos sabores, afinal quem não ama uma torta de limão?



O destaque dessa torta ficou por conta do merengue de framboesa, que depois queimamos com o maçarico. Para você ter uma ideia do que estou falando imagine o doce do merengue com o toque de framboesas em contraste com a acidez do limão tudo isso combinado com uma pâte sablée (massa da torta) amanteigada crocante que ao mesmo tempo derrete na boca. Gostou? Então anota a receita porque é rápido e fácil!

Tarte au Citron

Pâte sablée
Ingredientes:
- 60g de manteiga
- 40g açúcar de confeiteiro
- 8g farinha de amêndoas
- 1 pitada de sal
- 100g de farinha
- 20g de ovos
Modo de preparo:
- No bowl da batedeira coloque todos os ingredientes, exceto o ovo. Para um melhor resultado, peneiro o açúcar de confeiteito e a farinha e corte a manteiga em pedaços menores e use em temperatura ambiente, não muito gelada. Bata os ingredientes utilizando a pá.
- Quando atingir a consistência de "areia molhada" acrescente o ovo e bata até quase formar uma bola. Retira a massa da batedeira coloque sobre a bancada e faça uma bola com ela. Coloque a massa entre dois pedaços de papel manteiga e abra com um rolo. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
- Após descansar utilize a massa para forrar a assadeira que você estiver usando. Essa receita rende duas tortas de 16cm de diâmetro e dois de altura, mas você pode usar uma forma maior de fundo removível.
- Asse a torta por 20 minutos no forno a 150ºC. Antes de assar faça furos com o garfo na base da torta. Os nossos fogões de casa geralmente tem o mínimo de 180ºC de temperatura por isso o tempo no seu forno pode ser menor, a massa não deve ficar muito corada.

Crème Citron (Creme de Limão Siciliano)
Ingredientes:
- 85g suco de limão siciliano
- raspas de 1 limão siciliano
- 109g de ovos
- 117g de açúcar
- 2g de gelatina em pó
- 12g de água
- 117g de manteiga
Modo de preparo:
- Em um recipiente misture a água com a gelatina e reserve, deixe agir por 15 a 20 minutos.
- Em um bowl coloque os ovos e o açucar e misture com o fouet. Sempre que colocar açúcar com o ovo você deve misturar imediatamente, senão o açúcar pode cozinhar os ovos, isso significa que sua receita não ficará homogênea e terá pedaços de ovos.
- Em uma panela aqueça o suco de limão com as raspas, não precisa ferver. Coloque um pouco do suco de limão aquecida na mistura de açúcar e ovos e misture com o fouet. Volte para a panela toda mistura de ovo com o suco misturando sempre até ferver, depois de ferver cozinhe por 1 minuto e retire do fogo.
- Adicione a gelatina e misture. Em seguida adicione a manteiga, misture bem e despeje sobre a torta assada e fria. Leve a geladeira para firmar.
Obs: Essa receita rende 1 torta de 16cm de diâmetro e 2cm de altura. Se utilizar uma forma mais alta dobre as quantidades.

Merengue Framboise (Merengue de Framboesa)
Ingredientes:
- 100g de clara de ovo
- 200g de açúcar
- 40g de polpa de framboesa (congelada)
- 25g de água
Modo de preparo:
- Em uma panela coloque a água e em seguida o açúcar (reserve uma pequena quantidade do açúcar).
- Utilize um termômetro e quando a calda atingor 110ºC comece a bater as claras em neve com a polpa. Quando formar uma espuma com as claras adicione o açúcar reservado.
- Quando a calda que está no fogo atingir 118ºC retire e despeje em fio na lateral da batedeira e continue batendo. Bata a mistura até o merengue esfriar.

Decoração:
- Decore a torta com o merengue a sua maneira, você pode usar um saco de confeitar ou apenas espalhar com uma colher.
- Utilize um maçarico ou o grill do forno para dourar o merengue e finalize a decoração com framboesas frescas.

Se tiverem alguma dúvida posso ajudar via e-mail!


Nenhum comentário:

Postar um comentário