quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Curso de Patisserie na França

Oi Pessoal!
Fiquei um pouco sumida do blog, mas agora voltei com muitas novidades e posts um pouco diferentes do que vocês estavam acostumados a ver por aqui. O motivo é porque vim para a França realizar um sonho e começar uma nova empreitada profissional, vim fazer um curso de pâtisserie.

A escola que escolhi chama-se ENSP - École Nationale Superieure de Patisserie e fica localizada em um Castelo em uma pequena vila francesa chamada Yssingeaux com apenas 7000 habitantes na região da Auvergne. Desde o primeiro dia estou encantada, amando todas as aulas, a energia do local, admirada com a paixão e experiência dos Chefs (ou professores) e entusiasmada por aprender uma nova língua e conhecer pessoas de todo o mundo com uma paixão em comum: a confeitaria!

O castelo super charmoso onde está instalada a escola

O curso que estou fazendo é para estudantes internacionais, tem gente de vários lugares: EUA, Austrália, Itália, Rússia, Dubai, e por aí vai, por isso as aulas são em inglês, mas aprender francês é fundamental, principalmente porque faremos um estágio de um mês no final do curso, o estágio pode ser em restaurantes ou pastry shops em qualquer cidade da França.

Estou na quinta semana de aula, já tivemos uma semana dedicada a “revisitar os clássicos”: tortas, massa choux, massa folhada e entremets clássicas, na segunda semana aprendemos sobre sorvetes e sorbets foi cheia de criatividade e uma explosão de sabores, a terceira foi dedicada a arte de fazer pães com um chef super experiente e que conseguiu passar para os alunos toda a sua paixão, já na quarta semana eu pude comemorar porque foi a vez do chocolate que eu tanto amo, essa semana é confisserie ou seja, confeitos, marshmellows, pirulitos, nougat, praline, bala de goma e pâte a fruit, e o Chef é super criativo então a semana com certeza será incrível.

A turma, o Chef e os doces após a primeira semana de trabalho, da esquerda para a direita: charlotte de framboesa, torta de maçã, torta de limão com merengue de framboesa, paris-brest com mousseline au pralineé e mil folhas clássico.

Todo dia vou colocar um post comentando sobre cada semana, além de todas as atividades “extra-curriculares”, visitas as vinículas, sabores da França, as viagens que fazemos, as novidades, os Chefs famosos que encontro por aqui e claro, algumas receitas maravilhosas que estou aprendendo!!

Um beijo,

Bia

3 comentários:

  1. Comecei a seguir seu blog há pouco tempo. Muito legal essa nova fase da sua vida. Que seja tudo de bom! Com certeza vou gostar de acompanhar por aqui : )
    Rebeca

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia! Primeiramente parabéns por estar evoluindo e conseguindo produzir coisas tão lindas! Tenho uma paixão enorme por confeitaria e ano que vem pretendo ir pra Europa atrás dos melhores cursos. Não sei ainda se vou direto pra França ou se fico em Londres antes. Meu receio é pela língua. Ouvi falar do Le Cordon Blue. Acredito que você tenha feito uma pesquisa antes de decidir sobre o curso. Pode me dar algumas dicas? Por que optou pela ENSP? O língua francesa está sendo um problema?
    Muito obrigada e mais uma vez pelo blog! Não deixe de postar mais coisas! :)
    Carol

    ResponderExcluir
  3. * a lingua francesa
    *e mais uma vez parabéns pelo blog

    Carol :)

    ResponderExcluir