quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Como fazer geleia de frutas

Eu adoro fazer geleias, principalmente de frutas vermelhas. As vezes compramos muita fruta ou sobrou de alguma receita e ele está quase estragando, a geleia é sempre uma maneira gostosa de aproveitar.

Nesses últimos dias fiz várias vezes o naked cake ou panetone e usei frutas vermelhas para decorar, com as que sobraram eu aproveitei e fiz geleia, a geleia dura até um mês na geladeira, isso porque você não vai usar nenhum tipo de conservante e como estamos fazendo com pouca quantidade de fruta acredito que não dure muito mais do que isso, porque fica bem gostosa!

Para qualquer tipo de geleia uma regrinha básica é 1 xíc. de açúcar para 2 xíc. de fruta, você pode usar outros tipos de açúcar (como mascavo e demerara) ou até diminuir a quantidade. Eu geralmente uso 1/2 xíc. de açúcar para 2 de frutas, porque gosto dela menos doce.

Primeiro coloque na panela as grutas e o açúcar. Eu usei amoras e blueberries 

Aqui o açúcar já derreteu e a mistura está bem líquida 

Depois de um tempo vai começar a ferver e evaporar a água das frutas. Não tampe a panela! 

O tempo para adquirir esta consistência depende da quantidade de frutas, eu usei 2 xíc. de frutas e levou de 12 a 15 minutos depois que o açúcar derreteu.

O preparo é bem simples coloque as frutas e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio e misture de vez em quando. Primeiro o açúcar vai se dissolver, depois a mistura vai ferver e a água das frutas evapora e em seguida começa a ganhar corpo de geleia, não deixe ela ficar muito grossa porque depois de fria ela engrossa mais. Mantenha em recipiente hermeticamente fechado na geladeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário