segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolo de banana sem glúten

Semana passada minha irmã comentou comigo que ia tentar fazer uma dieta sem glúten porque leu alguns artigos de pessoas que perderam peso eliminando esse item do cardápio. Eu sou do tipo que acredita no equilíbrio, não consigo ser radical e eliminar nenhuma alimento da minha vida, acho que uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras e legumes acompanhada de exercícios pode garantir nossa saúde. Sem abrir mão de doces ou outro tipo de alimento que gostamos.

No entanto, ela me convenceu com um argumento, o glúten é proveniente do trigo e o glúten "antigo" não era tão maligno (se é que posso usar essa palavra) o problema é que o trigo foi muito modificado geneticamente e o trigo que temos hoje não é como antigamente e esse glúten atual pode sim ser prejudicial. Com certeza não vou excluir o glúten da minha vida, mas posso controlar a quantidade consumida agora que tenho consciência dele.

Um pão sem glúten ainda não consegui fazer, mas já experimentei duas receitas de bolo que ficaram deliciosos e hoje coloco a receita de um deles aqui para vocês!

O bolo pronto, para deixar mais saboroso fiz uma farofa crocante por cima

Substitua os ingredientes normais por opções mais saudáveis: farinha de quinoa, açúcar demerara e óleo de coco

Bolo de banana sem glúten:
Bananas
- 8 bananas em rodelas
- 1/2 xíc. de açúcar demerara
Bolo
- 2 xíc. de farinha de quinoa
- 1 e 1/2 xíc de açúcar demerara
- 3 ovos
- 3 col. de sopa de óleo de coco
- 3/4 de xíc. de leite desnatado
- 1 col. de sopa de fermento
Farofa
- 1 col. de sopa de manteiga
- 2 col. de sopa de açúcar demerara
- 1 col. de sopa de farinha de quinua
- 1 col. de café de canela em pó

Preparo:
Pré aqueça o forno a 180C e unte uma forma redonda com furo no meio com manteiga e a farinha de quinoa. Em uma panela coloque as rodelas de banana e 1/2 xíc. do açúcar demerara, espere até o açúcar derreter e cozinhe por 10 minutos. Coloque as bananas no fundo da forma e reserve 2 col. de sopa dessa calda de banana.
Em uma tigela coloque a quantidade de farinha e açúcar indicada para o bolo, na batedeira bata as duas colheres da banana em calda, os ovos, o óleo de coco e o leite. Junte a massa batida no liquidificador com a farinha e o açúcar e misture com uma colher de pau até formar uma massa lisa, junte o fermento e misture só até incorporar. Despeje a mistura na forma sobre as bananas.
Prepare a farofa, coloque todos os ingredientes em uma tigela e com um garfo ou as mãos misture até ter um aspecto de areia molhada, coloque mais manteiga se estiver muito seco ou mais farinha se estiver muito pastosa a mistura. Distribua a farofa com cuidado sobre a massa crua.
Leve ao forno por 40 minutos ou até espetar um palito no meio do bolo e ele sair seco.

Espero que gostem e façam a receite em casa! Para essa semana ainda tenho outro bolo sem glúten e muito saboroso!
Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário