segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Salada saudável

Alguns dias atrás minha irmã me passou umas fotos de uma salada e algumas informações nutricionais dos ingredientes utilizados. Ela preparou isso porque um colega de trabalho está deixando a empresa e o pessoal resolveu se reunir e montar um livro de receitas saudáveis para presenteá-lo, como cada funcionário trabalha em algum canto do planeta, literalmente (Alemanha, China, Índia, Brasil e por aí vai) o livro deve ficar bem interessante e com referências de várias culinárias. A ideia é manter o foco em receitas saudáveis já que a pessoa que vai ganhar é um alemão e está na onda das comidas cruas e saudáveis.

Aqui os benefícios de cada ingrediente utilizado e depois as fotos da salada:
- folhas verdes: indicadas para quem quer perder peso, aliviam a tensão e são recomendadas para quem sofre de insonia, além de conter vitaminas A, E, C, B1, B2 e B;
- quinua: fonte de proteína e possui alta concentração de zinco, cálcio e ferro;
- palmito: não possui calorias e gorduras além de ser saboroso, age no sistema imunológico e reduz a retenção de líquidos;
- azeitonas pretas (as grandes): boa para as artérias e veias do coração, ajuda no controle do colesterol;
- peito de peru: uma fonte de proteína na salada com baixa caloria;
- sementes de romã: retarda o envelhecimento e possui propriedades anticancerígenas.

Eu não tinha quinua e fiz com trigo, é uma alternativa, mas acho a quinua bem mais saudável

 Sementes de romã são uma delícia

Uma proteína animal na salada, prefira peito de peru ou frango desfiado

As sementes de romã me surpreenderam, sempre achei que a única utilidade eram comer 3 no primeiro dia do ano e guardar a semente na carteira, hahahah... Mas amei e vou usar em mais receitas.

Para temperar a salada, azeite e limão, quanto mais limão você usar menor sal vai precisar. Outra dica super legal é um mix de sementes para finalizar, esse minha irmã comprou em Londres na loja do Ottolenghi (post aqui), mas é super fácil de fazer em casa. É só misturar semente de abóbora torrada, amêndoas em lascas torradas, gergelim preto e braco, chia e temperar com sal marinho.

Mix de sementes uma ótima ideia para incrementar a salada ou qualquer outro prato

Nenhum comentário:

Postar um comentário