segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pães da Alemanha

Quem me segue no instagram já viu que eu viajei as duas últimas semanas. Primeiro fui para Cologne na Alemanha e fiquei apaixonada pelos pães alemães. Viajar é uma das melhores coisas que existe e poder explorar a culinária e os sabores sempre me fascina.
Quando a gente fala em culinária alemã sempre pensamos em salsicha e chucrute, mas é bom ver que tem muito mais do que isso e posso dizer que os pães são um destaque! A Alemanha, segundo o German Food Guide, produz mais variedades de pães que qualquer outro país, são 300 tipos de pães pretos e brancos e mais de 1200 tipos de mini pães. Com certeza não vou consegui experimentar todos, mas coloco aqui os que mais gostei.



Esses são os pães do café da manhã do hotel, todos são bem rústicos e sabores marcantes, nenhum é igual ao outro. Até parecem secos ao olhar, mas tem um sabor diferente e combinam muito bem com queijo e ovos. A maioria dos pães são feito com farinha de centeio e alguma mistura de grãos. Um desses tem cenoura e nozes na massa, foi o meu preferido.


O pretzel a gente já conhece, embora estivesse mais acostumada com o pretzel doce o salgado é uma delícia. Por fora uma massa crocante, salgada com uma cor dourada e por dentro um pão macio, o pretzel antes de ser assado é mergulhado em uma solução de hidróxido de sódio e água o que o deixa crocante e com a aparência atraente devido a sua cor.


O flammkuchen é esse pão que mais parece uma pizza, me lembrou o pão árabe, uma massa bem fina e crocante, o tradicional é coberto com sour cream e cebolas, eu pedi a versão vegetariana com tofu, pimentão vermelho e milho, fiquei apaixonada é super leve, com certeza vou comer de novo!

Comprei no supermercado uma farinha de centeio, a maioria dos pães alemães usa esse tipo de farinha combinado com outros grãos. Já estou pesquisando alguma receita para fazer e mostrar aqui para vocês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário