terça-feira, 1 de outubro de 2013

Utensílios – O que não pode faltar na sua cozinha?

Uma das coisas mais legais quando eu montei a minha casa foi comprar os utensílios de cozinha, para quem gosta de cozinhar ir a uma loja especializada é como um parque de diversões para uma criança! O perigo é se perder, porque são tantas opções e tantas coisas legais que às vezes é melhor já ir com uma lista pronta do que você precisa para não sair da loja com aquele abridor de nozes super fofo que você se empolgou na hora, mas nunca mais usou.

Para tentar ajudar vocês, tanto quem está montando uma casa nova ou quem simplesmente gosta de cozinhar e precisa de dicas, resolvi fazer uma sequência de posts com os utensílios que acho essenciais, pode ser que de vez em quando apareça algo não essencial, mas muito útil, rsrs...


A minha primeira lista é bem básica e pode até parecer bobeira para quem está acostumado, mas esses são realmente utensílios que você vai usar muito, desde uma receita super simples até a mais complexa.



1- Espátula de silicone: prefira as inteiras de silicone, as com cabo de madeira e a parte de silicone encaixada podem acumular sujeira. São perfeitas para cozinhar, não riscam a panela e não pegam cheiro. 
Essas minhas são perfeitas, comprei na França e infelizmente não lembro a marca. Mas ontem coincidentemente uma amiga que tem uma loja de decoração colocou foto no instagram (@casaestilopresentes) de uma marca suiça chamada Zyliss que ela vende e tem a espátula idêntica a estas.

2- Colher de pau: ela é proibida nas cozinhas industriais, mas em casa no dia a dia ajuda muito. Uso em receitas que tem que mexer mais, porque são mais firmes que a espátula de silicone e tem um cabo maior.

3- Uma boa faca: vale a pena investir em uma boa faca, essa minha é da marca alemã Zwilling, uma das melhores do mundo. A faca com o bom corte ajuda você a economizar um bom tempo na cozinha.

4- Panela de fundo triplo: a panela de fundo triplo também é um coringa. Elas aquecem rapidamente e distribuem mais uniformemente o calor, além disso são mais resistentes e tem uma maior durabilidade. Essa minha é da Tramontina e ele é ligeiramente oval, prefira a borda reta isso evita queimar as laterais quando o fogo está alto.

5- Tigela de vidro: são excelentes para qualquer preparo, desde misturar ingredientes até para servir uma salada, não deixam cheiro e nem resíduos, vão da geladeira para o microondas e são super fáceis de limpar.

Essa é a minha primeira classificação, me limitei a cinco, porque se deixar eu listo uns 15 itens essenciais, mas esses são o topo do topo da lista. O que vocês acharam? Concordam? Que utensílio incluiriam ou excluiriam?
Beijos, Bia

2 comentários:

  1. Adorei, preciso investir em 4 desses itens....só tenho colher de pau....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha! Pode investir vai valer a pena, bjs

      Excluir