sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Torta de chocolate com geleia de morango e amora

Toda semana eu gosto de fazer um jantar com as minhas amigas, colocar o assunto em dia, beber um vinho e descontrair. E sempre aproveito a ocasião para inventar sobremesas novas, essa torta fazia tempo que eu já estava planejando, tanto pela decoração como pelos sabores e ficou muito boa!


Primeiro fiz a geleia em casa com uma caixa de morangos e uma caixa de amoras, geralmente a medida para geleias é um para um, ou seja, para uma xícara de fruta, uma xícara de açúcar. Mas como eu usei duas ganaches de chocolate ao leite e amargo, fiz a geleia bem azedinha só com três colheres de açúcar para contrastar com o doce do chocolate.


A massa da base foi uma pâte sablé, ele é bem leve e amanteigada, se você prefirir pode fazer uma massa de biscoito maisena ou de chocolate, como essa aqui. E sempre na hora de assar a massa tanto a sablé como a de biscoitos faço alguns furos superficiais com o garfo e cubra com papel manteiga e feijão cru, isso é para a massa não estufar e perder a forma.


Escolhi duas ganaches uma 70% cacau e a outra ao leite para equilibrar o sabor e a torta não ficar enjoativa. A primeira ganache foi de chocolate amargo e a ao leite coloquei no saco de confeitar e usei para decorar. 


A ganache de chocolate meio amargo fica mais consistente e mais difícil de trabalhar na decoração, por isso escolhi a de chocolate ao leite para decorar.


Para finalizar e deixar mais atraente usei um pó dourado comestível, apliquei um pouco com um pincel bem macio, sobre os picos de ganache. É importante esperar a ganache secar para fazer essa decoração.


Ingredientes
Massa pâte sablé:
- 150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (3/4 do tablete)
- 90g de açúcar de confeiteiro
- 1 ovo pequeno levemente batido
- 250g de farinha peneirada
- 2 col. de sopa de chocolate em pó

Geleia:
- 1 caixa de morangos lavados e picados
- 1 caixa de amoras lavadas
- 3 col. de sopa de açúcar

Ganache de chocolate meio amargo:
- 200g de creme de leite
- 100 g de chocolate meio amargo

Ganache de chocolate ao leite:
- 200g de creme de leite
- 200g de chocolate

Modo de preparo
Primeiro faça a massa. Bata da batedeira a manteiga e o açúcar de confeiteiro até ficar uma mistura clara e macia, junte o ovo e bata até incorporar. Peneire a farinha com o chocolate e misture até ficar uma massa lisa. Embrulhe em um plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso faça a geleia, coloque as frutas e o açúcar em uma panela e ligue em fogo médio, primeiro o açúcar vai derreter, as frutas vão soltar um pouco de água, quando essa água evaporar, as frutas estiverem desmanchando e a consistência de geleia mais fina pode desligar e leve a geladeira para esfriar.

Depois da massa descansar 30 min, pré aqueça o forno a 180ºC. Sobre uma bancada polvilhe um pouco de farinha e abra a massa com um rolo, 5cm a mais que o diâmetro da forma. Essa massa cobre uma forma até 30cm. Coloque a massa sobre a forma de fundo removível, aperte no fundo e nas laterais para ela grudar na forma, faça furos superficiais com o garfo (não pode ser até o fundo, senão o recheio vai vazar) e cubra com um pedaço de papel manteiga e os feijões crus para a massa não estufar. Asse por 40 minutos.

Enquanto isso faça as ganaches. Derreta o chocolate e aqueça o creme de leite, misture bem até ficar uniforme, faça o mesmo processo separadamente para cada medida de chocolate e creme de leite. Reserve a ganache em temperatura ambiente. Se você quiser usar o saco de confeitar para decorar com a ganache ai leite, já coloque no saco e leve a geladeira para firmar.

Montagem da torta. Depois de tirar a massa do forno espere esfriar, cubra com a geléia e depois com a ganache meio amargo. Se você for decorar já pode fazer sem esperar a primeira ganache esfriar, senão leve a geladeira por 30 minutos e depois despeje a ganache de chocolate ao leite e decore com morangos.

Se tiverem alguma dúvida pode perguntar!
Beijos, Bia

Um comentário:

  1. Muito linda, parabéns. É dificil fazer esses desenhos em cima, tem alguma dica para ficarem certinhos?

    ResponderExcluir