segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Risoto de abóbora e couve refogada

Depois que fiz esse risoto fiquei apaixonada por couve. O risoto em si ficou uma delícia, mas o destaque foi a couve que deixei mais tempo na frigideira e ficou crocante.


O preparo é super simples, um risoto comum e sem muitos ingredientes, apenas a abóbora, o caldo de legumes, queijo parmesão e manteiga para finalizar. A couve cortei bem fininha e refoguei em uma frigideira bem quente com um fio de azeite e depois mais do que o normal para ela fritar levemente e ficar mais crocante. E finalizei com um fio de azeite trufado!


Risoto de abóbora e couve refogada (2 pessoas):
- 1/2 cebola picada
- 1/2 xíc. de arroz arbóreo
- 1 xíc. de abóbora seca cortada em cubos pequenos
- 1/2 xic. de vinho branco (opcional)
- 500ml de caldo de legumes
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- 1 col. de sopa de manteiga
- 1 xíc. couve manteiga fatiada
- azeite

Modo de preparo:
Em uma panela coloque o caldo de legumes para ferver. Em outra panela coloque azeite e depois a cebola e refogue até a cebola começar a ficar transparente. Junte o arroz e misture bem, junte a abóbora e misture por mais um pouco. Agora comece a adicionar o líquido, se for usar vinho coloque agora senão comece com duas conchas do caldo e continue misturando até a água secar e coloque mais duas conchas. O tempo de preparo do risoto é de 15 a 20 minutos, é necessário mexer sempre e controlar a quantidade de caldo para não passar do ponto. Coloque a água aos poucos, espere secar para adicionar mais e sempre experimente para ver se está chegando no ponto.
Depois que o risoto atingiu o ponto desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e a manteiga, tampe a panela e deixe descansar. Enquanto isso, aquece bem uma frigideira com um fio de azeite e refogue a couve. Sirva o risoto com a couve por cima.
Controle sempre o tempero do risoto experimentando ao longo do cozimento e acrescente sal e pimenta a gosto para acertar o tempero.

Beijos, Bia

Um comentário:

  1. Mto bom...eu fiz e gostei. Vale a pena pessoal.

    ResponderExcluir