quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pipoca coberta com chocolate

Essa pipoca faz o maior sucesso, eu adoro e realmente fica uma delícia. Já coloquei alguma a foto dela na internet, não me lembro aonde, mas até hoje recebo vários e-mails de pessoas querendo saber como fazer a tal da pipoca. Se você não faz ideia do que eu estou falando talvez conheça as versões famosas: a pipokop da Kopenhagen, a choco pop da Chocolat du Jour ou a mais popular pop pan da Pan.

Para começar não é a pipoca comum que a gente estoura na panela ou no microondas, essa já vem pronta é a chamada pipoca de canjica ou pipoca doce, eu sempre compro a versão caramelizada, porque ela fica mais crocante por mais tempo.


Primeiro prepare uma assadeira ou duas (depende da quantidade que você quer fazer) e forre com papel manteiga, é aí que você vai colocar a pipoca depois de banhada no chocolate para secar.
Em seguida você precisa derreter e temperar o chocolate (já falei um pouco de temperagem aqui, mas estou preparando um post mais completo). Tendo o chocolate em uma tigela você vai colocar as pipocas e mexer com uma colher de pau para todas ficarem cobertas com o chocolate, coloque as pipocas aos poucos e mexendo sempre pode colocar uma quantidade razoável, mas não pode ser muito senão nem todas ficarão cobertas com o chocolate.
Depois com a ajuda de uma pinça de culinária (eu uso esse modelo) você vai retirar uma a uma da tigela e colocar sobre o papel manteira para secar e nessa hora é preciso paciência e cuidado. Lembrando sempre de mexer as pipocas na tigela para o chocolate não secar. 


Essas da foto foram cobertas com chocolate ao leite e a outra parte com chocolate branco, as duas ficam boas. Também tem uma avelã caramelizada e coberta com chocolate na foto, mas essa receita fica para um próximo post.

Dicas:
1) Eu aconselho fazer as pipocas aos poucos, uma xícara por vez, senão corre o risco do chocolate secar e ficarem grudadas antes de você conseguir colocar para secar no papel manteiga. Com a prática você vai ficar mais rápida.
2) Quando eu faço a proporção de chocolate e pipoca é 4 para 1, ou seja, se faço 100g de pipoca uso 400g de chocolate.
3) Você também pode usar um garfo para retirar as pipocas.

Espero que tenha ficado didático, como estou acostumada as vezes posso esquecer algum detalhe. Por isso, se tiver dúvidas é só perguntar que eu tento ajudar!
Beijos, Bia

10 comentários:

  1. não consegui ver o modelo da pinça ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu realmente tinha esquecido de colocar o link, agora está atualizado. bjs

      Excluir
  2. Ah! que legal! eu estava mesmo procurando uma receita assim...
    Mas a pipoca doce caramelizada, eu nunca vi... tem alguma marca específica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lay, desculpa a demora. Eu também nunca tinha visto a pipoca doce caramelizada, só em São Paulo no Supermercados Mambo em Pinheiros e infelizmente não lembro a marca. Mas com certeza vai ficar uma delícia a pipoca normal caramelizada com chocolate. Até fiquei com vontade de testar, rs...

      Excluir
    2. Ah! puxa... que pena.
      Mas eu adoro pipoca normal também...

      vou testar então. daí a gente faz um post coletivo haha

      Obrigada por responder! vamos testar! :D

      Beijos

      Excluir
    3. Ah! puxa... que pena.
      Mas eu adoro pipoca normal também...

      vou testar então. daí a gente faz um post coletivo haha

      Obrigada por responder! vamos testar! :D

      Beijos

      Excluir
  3. será que se eu caramelizar a pipoca normal, e depois passar no chocolate dá certo?

    ResponderExcluir
  4. Como que faço para estourar a pipoca de canjica ?

    ResponderExcluir
  5. Como que faço para estourar a pipoca de canjica ?

    ResponderExcluir