sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pavê de doce de leite ou torta paulista

Eu sempre conheci o pavê de doce de leite como torta paulista, minha mãe sempre fazia quando a gente era criança e era um briga só, porque meu irmão sempre queria roubar todo o doce de leite da cobertura. A sobremesa continua sendo uma delícia, mas ainda bem que crescemos, ficamos educados e hoje a gente consegue dividir a sobremesa civilizadamente, confesso que ainda rola uma disputa porque fica tão boa que a gente consegue acabar com uma receita logo depois do almoço.


Então vamos fazer já para esse final de semana! Almoço da família, churrasco com os amigos ou até um jantar com casais de amigos, aposto que não vai ter uma pessoa que vai recusar e o melhor você vai gastar muito pouco tempo para fazer. Vamos anotar os ingredientes, ver se tem tudo em casa e só de ver as fotos você já vai conseguir fazer!


Ingredientes:
- 1 pacote de bolacha tipo maisena
- 1 lata de de leite condensado
- 3 gemas
- 1 col. de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xíc. de açúcar refinado
- 2 caixas de creme de leite

Modo de preparo:
Cobertura: Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão, cubra com água e deixe cozinhar por 15 minutos depois de pegar pressão. Deixe a panela esfriar, retire a lata e leve a geladeira por 1 hora antes de abrir.
Creme: Enquanto o leite condensado cozinha na pressão, faça o creme. Na batedeira bata as gemas com a manteiga até ficar uma pasta mais clara, adicione o açúcar e continue batendo para ficar bem misturado, em seguida adicione o creme de leite e bata até incorporar. Coloque em uma panela leve ao fogo bem baixo e misturando constantemente por 10 minutos. Cubra com plástico filme, encostando o plástico no creme e leve para esfriar na geladeira. 
Montagem: o creme e o leite condensado vão estar frios ao mesmo tempo. Você pode usar taças individuais (rende 6 taças de sorvete), uma travessa retangular ou um bowl como eu usei. Comece com uma camada de bolacha, em seguida o creme, mais uma camada de bolacha e outra de creme, até acabar o creme. A última camada deve ser de creme. Cubra com o doce de leite e mantenha na geladeira.

Eu usei um bico de confeitar para tentar fazer "rosas" de doce de leite por cima, até que ficou bonitinho. Espero que façam em casa!
Beijos, Bia

Um comentário:

  1. ficou lindo da forma como montou, repaginado o doce que lembra a infância e que os adultos tb adoram !!!!!

    ResponderExcluir