quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Leite de amêndoas

Ultimamente vi muitas receitas pela internet com leite de amêndoas, como tinha comprado 1kg de amêndoas e ainda restava mais ou menos metade resolvi testar a receita caseira. Eu gostei do resultado, hoje já usei uma parte para fazer um pudim com chia e blueberries e amanhã pretendo fazer um bolo. O leite caseiro de 3 a 5 dias na geladeira e é super fácil, vale a pena tentar!


Leite de amêndoas (1L)
Ingredientes:
- 1/2 xícara de amêndoas cruas
- 1L de água filtrada (pode ser um pouco mais)

Modo de Preparo:
Coloque as amêndoas em um recipiente, coloque água o suficiente para cobrir. Deixe descansar por no mínimo 8h e no máximo 48h.
Depois disso as amêndoas estarão inchadas, para cada medida de amêndoa você vai usar 4 medidas de água, ou seja, depois do repouso você mede novamente as amêndoas se rendeu 1 xíc. de amêndoas, você vai usar 4 xíc. de água para fazer o leite. As minhas eu deixei descansar por 24h e rendeu 3/4 xíc. Escorra a água em que estavam coloque as amêndoas no liquidificador e acrescente a água filtrada, bata por 2 a 3 minutos.
Sobre a tigela coloque uma peneira e um pano de prato para filtrar o leite e não deixar passar nenhum pedaço de amêndoa, só o líquido. Deixe escorrer e aperte bem o pano para aproveitar todo o líquido. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado por 3 a 5 dias na geladeira.


Um comentário: