sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Torta de legumes super fácil

No fim de semana passado fiz um almoço em casa para algumas amigas, queria algo bem leve porque a gente adora aperitivos antes do prato principal, então a ideia da torta de legumes foi ideal e complementou super bem uma almoço cheio de entradas. Se vocês quiserem dicas para aperitivos tem essa mesa aqui, quase sempre são os mesmo, pães, queijos, pastinhas, castanhas e para dias quentes um vinho rosé.


A torta além de tudo é prática deixei pronta de manhã e foi só colocar no forno 1 hora antes de servir. Como eu tenho paciência adoro deixar os legumes bem picados, quase simétricos, rsrs...


Ingredientes
Para a massa:
- 3 xíc. de leite (eu uso desnatado)
- 2 xíc. de farinha (pode usar integral)
- 3 ovos
- 1/2 xíc. de óleo
- 3 col. de sopa de parmesão ralado
- 1 col. de chá rasa de sal
- 1 col. sopa de fermento em pó

Para o recheio:
- 2 xíc. de frango desfiado
- 1 maço de brócolis ninja bem picado
- 2 cenouras picadas em cubo
- 2 abobrinhas picadas em cubo
- 1 berinjela pequena sem casa picada em cubo
- 1/2 cebola picada
- 1 tomate picado em cubos sem semente
- 1/2 xíc de alho poró em rodelas

Prepare o recheio:
Em uma frigideira refogue a cebola e o alho poró com azeite, junte o tomate tempere com sal e pimenta do reino, deixe o tomate liberar a água no final ele vai quase desaparecer. Depois que o tomate estiver bem macio, junte a cenoura e deixe alguns minutos, em seguida coloque os restante dos legumes picados e o frango misture bem. Reserve e deixe esfriar.

Prepare a massa:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Bata no liquidificados na seguinte ordem os ovos e o leite, depois a farinha, o óleo, o parmesão e o sal. No final misture o fermento com uma colher. Unte uma assadeira com manteiga e farinha (eu usei uma forma redonda de 30 cm de diâmetro) despeje metade da massa, em seguida coloque todos os legumes e por fim o restante da massa. Leve ao forno por 50 minutos ou 1 hora. Eu deixei mais 5 minutos com o grill ligado para deixar a massa em cima bem crocante.

Gostaram? Aproveitem para fazer no final de semana!
Beijos, Bia

Um comentário: