quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cake pops de chocolate

O cake pop é um bolo simples esfarelado misturado com algum recheio que pode ser doce de leite, brigadeiro, cream cheese ou ganache. Eles ficam bem gostosos e divertidos pra enfeitar alguma festa ou mesmo pra servir de sobremesa em casa, eu fiz esses para um encontro de amigas e todas adoraram!


Eu usei um bolo mesclado comprado pronto no supermercado e para dar o "ponto" de enrolar misturei com uma ganache de chocolate. Depois a mistura fica um pouco na geladeira para ficar mais fácil de enrolar, os palitinhos brancos você pode encontrar em lojas que vendam produtos para festa.


Um segredo é na hora de colocar o palito mergulhar ele no chocolate derretido isso vai deixar ele mais firme, outra dica é que a mistura do bolo não esteja muito molhada, senão quando você for banhar no chocolate vai virar um caos.


Como fazer cake pops (ou bolo no palito):
Ingredientes:
- Uma receita de bolo
- 2 a 3 col. de sopa de: doce de leite ou brigadeiro no ponto de enrolar ou cream cheese ou ganache de chocolate
- Chocolate ao leite para banhar

Modo de Preparo:
Em uma tigela esfarele o bolo com as mãos ou com um garfo, coloque aos poucos o recheio escolhido e misture até que você consiga fazer bolinhas. Tome cuidado para não ficar muito mole, por isso você pode usar mais ou menos da quantidade indicada de recheio. Leve a geladeira por uns 30 minutos.
Retire da geladeira, faça as bolinhas e coloque sobre um prato ou uma assadeira. Tempere* o chocolate. Mergulhe um palito de cada vez no chocolate e depois na bolinha, quando terminar de fazer todos o chocolate dos primeiros já estará seco, senão leve a geladeira por 5 minutos.
Em seguida pegando pelo palito mergulhe cada cake pop no chocolate temperado e deixe secar em uma assadeira forrada com papel manteiga, se precisar leve a geladeira no final para o chocolate endurecer.
Quando o chocolate estiver firme retire os cake pops do papel manteiga e coloque em forminhas de docinhos. Mantenha em temperatura ambiente.

Dicas:
Use a assadeira forrada com papel manteiga porque o chocolate fica mais fácil de desgrudar, se você colocar direto sobre um prato ele provavelmente vai quebrar quando você tentar tirar.
Eu indico a assadeira para todos ficarem retos, isso garante uma melhor apresentação final.
*Temperar o chocolate: temperar o chocolate não quer dizer acrescentar temperos nele. Temperar o chocolate significa deixá-lo preparado para usá-lo para fazer bombons, cobertura de trufas, pão de mel e ser usados em moldes. Se você derreter no microondas o chocolate comum que você encontra no supermercado ele não vai voltar a consistência normal depois, porque ele precisa ser temperado, ou seja, você derrete, esfria ele até determinada temperatura (ele ainda vai estar líquido) e depois reaquece um ou dois graus, aí sim ele estará pronto para ser usado. Se você digitar no google e youtube "como temperar chocolate" vocês vão encontrar bastante informação. Eu mesma vou preparar um post mais detalhado sobre isso.

Qualquer outra dúvida é só perguntar.
Beijos, Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário