segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bombinhas de Chocolate

Algumas receitas são clássicas quando o assunto é confeitaria, uma das minhas preferidas é a massa choux, a massa da famosa eclair, ou bomba, ou carolina. Pode parecer difícil, mas a verdade é que é fácil e ela fica linda, quando levada ao forno a massa estufa ficando crocante por fora e oca por dentro, fica super leve pronta para você rechear e saborear.


Eu particularmente acho que rechear com o famoso doce de leite deixa tudo muito doce, óbvio que é uma delícia, mas algumas outras opções podem deixar a bomba menos enjoativa.

Você também pode variar nas formas e tamanhos, dessa vez eu fiz em formato de mini bombas ou eclair, na hora de moldar a massa uma manga de confeitar é o ideal porque ajuda nos diversos formatos. Depois de prontas é só esperar esfriar, escolher o recheio e a cobertura.

As minhas ficaram bem tradicionais recheadas com creme patissiere e na cobertura simplesmente chocolate!


Massa Choux
Ingredientes:
- 1 xíc. de água
- 100g de manteiga (1/2 tablete)
- 1 xíc. de farinha peneirada
- 1 col. de chá de açúcar
- 1 col. de chá de sal
- 4 ovos
Preparo:
Leve ao fogo a água e a manteiga até toda a manteiga derreter e ferver. Retire do fogo junte a farinha, o açúcar e o sal e misture bem até virar uma massa lisa, homogênea e que solta do fundo da panela. Espere esfriar por 5 minutos. Acrescente os ovos um de cada vez misturando bem até cada ovo incorporar à massa. Você terá uma massa brilhante. Coloque a massa em uma manga de confeitar (saco de confeitar) e sobre uma bandeja forrada com papel manteiga faça o modelo que desejar. Lembre-se que a massa vai estufar então deixe uma distância entre uma e outra.
Para assar algumas dicas. Primeiro leve a assadeira ao forno em 230ºC e deixe por 5 minutos, depois abaixe para 200ºC e deixe de 15 a 20 minutos (ainda estarão branquinhas, mas já estufadas), por fim abaixe a temperatura para 180ºC e deixe por 10 minutos. No final eu deixei a porta do forno um pouco aberta com a ajuda de um pano de prato, porque nossos fogões de casa não respeitam tanto a temperatura indicada e isso ajuda a baixar um pouco a temperatura.
Retire do forno e espere esfriar para rechear.

Creme Patissiere
Ingredientes:
- 500ml de leite (2 xícaras)
- 1 fava de baunilha ou 1 col. de chá de essência
- 5 gemas
- 125g ou 1 xícara de açúcar
- 25g ou 2 e 1/2 col. de sopa de farinha
- 25g ou 2 e 1/2 col. de sopa de amido de milho
Preparo:
Leve o leite e a essência de baunilha (ou se você tiver a fava de baunilha, coloque a fava e as sementes) ao fogo até ferver. Enquanto isso bata na batedeira o açúcar e os ovos até ficar claro, junte a farinha e o amido e bata. Acrescente aos poucos o leite misturando com uma colher.
Volte a mistura para a panela até começar a ferver e engrossar, depois de engrossar deixe cozinhar por 1 minuto mexendo sempre. Retire da panela coloque em um recipiente cubra com plástico filme e deixe esfriar.
Antes de usar bata novamente, se formas pedaços e não estiver liso bata na batedeira até alisar.

Montando a Eclair
Corte as bombinhas ao meio com uma faca, com a ajuda de um saco de confeitar recheie com o creme, cubra com a outra metade e finalize com o chocolate derretido.

Vale a pena tentar! Experimentem!
Beijos, Bia

Um comentário: