quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Torta de chocolate e damasco

Eu acho torta uma sobremesa perfeita, adoro a composição de várias texturas e vários sabores. Primeiro uma camada de massa crocante, por cima um recheio macio de chocolate e outro de frutas para dar um contraste e por cima o aerado de um merengue ou um chantilly.


Para essa torta escolhi uma ganache de chocolate 70% cacau, uma calda de damasco não muito doce (também pode ser geléia) e marshmellow na cobertura. O resultado foi um sucesso e eu amo quando eu faço um jantar e não sobra sobremesa, principalmente porque minhas amigas adoram levar um pedaço pro dia seguinte!


Ingredientes
Massa:
- 200g de biscoito de chocolate sem recheio
- 40g de manteiga em temperatura ambiente

Ganache de chocolate:
- 200g de chocolate meio amargo em gotas ou bem picado (usei 70% cacau da Callebaut)
- 400g de creme de leite fresco
- 20g de manteiga

Recheio de damasco:
- 1º opção usar geléia pronta
- 2º opção fazer uma geléia com damascos secos
Eu dissolvi uma pasta de damasco amargo em água e um pouco de açúcar por isso ficou bem lisa.

Marshmellow:
- 1/4 de xíc. de água gelada
- 1/4 de xíc. de mel Karo ou glucose de milho
- 3/4 de xíc. de açúcar refinado
- 1/4 de xíc. de água gelada
- 1 col de chá de gelatina em pó sem sabor

Preparo
Massa:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Triture as bolachas no liquidificador, misture com a manteiga usando os garfos ou a mão e forre uma assadeira de fundo removível e 25cm de diâmetro. Comece apertando a massa nas laterais e depois na base. Cubra com papel alumínio e grãos de feijão cru por cima do alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Retire e deixe esfriar.
Ganache de chocolate:
Enquanto a massa esfria, leve ao fogo o creme de leite (se tiver um termômetro culinário ele deve chegar a 85ºC) até começar a aquecer (sair fumaça da panela), mas sem ferver. Coloque sobre o chocolate e espere 1 minuto. Comece a mexer com um fouet somente no centro e lentamente, quando todo o creme de leite e o chocolate estiverem incorporados coloque a manteiga e misture até a manteiga derreter. Jogue a ganache sobre a massa fria e leve a geladeira por no mínimo 2h.
Recheio de Damasco:
Quando a ganache tiver firmado retire da geladeira e espalhe a geléia de damasco.
Marshmellow:
Em uma panela coloque a primeira parte de água, o mel Karo e o açúcar, leve ao fogo e mexa até ferver, quando ferver espere dois minutos e tire do fogo. Enquanto isso coloque na vasilha da batedeira a segunda parte de água e a gelatina por cima, espere um minuto e comece a bater em velocidade média, quando a calda de açúcar estiver pronta acrescente aos poucos na batedeira com muito cuidado. Bata até dobrar de volume.
Finalizando:
Espalhe o marshmellow sobre a torta com um saco de confeitar ou com duas colheres. Eu coloquei só na lateral porque usei somente metade da receita. Se preferir leve no forno para gratinar (em alguns fornos têm o grill própio para gratinar) o marshmellow por 3 minutos antes de servir ou decore com raspas de chocolate.

As tortas sempre dão um pouco de trabalho porque tem muita composição, mas o resultado é lindo e saboroso. Espero que vocês tentem fazer a receita!
Beijos, Bia

Um comentário: