sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tortinhas de pistache e damasco

O damasco e o pistache transformam qualquer docinho simples em algo mais sofisticado, quando fiz essas tortinhas e me perguntavam do que eram a reação era sempre positiva, tipo: "Nossa, a Bia cozinha bem mesmo, damasco e pistache, hmm que delícia!" rsrs...


Quando na verdade é bem simples, porque são ingredientes gostosos sozinhos e precisam de pouco pra ficar uma delícia. A inspiração foi o tradicional docinho de casamento, damasco recheado com brigadeiro branco e pistache.


Ao invés de docinho, fiz no formato de mini tortas porque acho muito fofo minhas forminhas mini! Realmente ficou muito bom e é super rápido e fácil de fazer, você pode usar uma assadeira grande se não tiver as forminhas menores.


Torta de Pistache e Damasco
Ingredientes massa:
1 pacote de bolacha maisena
4 col. de sopa de pistache granulado
5 col. de sopa de manteiga

Recheio:
100g de damasco picado
1 lata de leite condensado
1 gema
1 col. de sopa de manteiga

Damasco granulado para decorar

Preparo:
Primeiro faça o brigadeiro branco, leve ao fogo em uma panela o leite condensando, a manteiga e a gema. O  ponto do brigadeiro é o de colher, se ele ficar muito firme fica difícil espalhar na sobre a massa. Reserve o damasco picado.
Enquanto o brigadeiro esfria faça a massa. No liquidificador bata a bolacha maisena e o pistache até ficar uma farinha, acrescente as colheres de manteiga em temperatura ambiente aos poucos e misture com a mão ou um garfo, o ponto ideal da massa é quando estiver parecendo areia molhada. Distribua a massa na forma de fundo removível, não é preciso untar, cubra com feijão cru (para a massa não inflar) e leve ao forno em temperatura baixa (180C) por 15 minutos.
Por fim, depois que a massa esfriar distribua o damasco picado, cubra com o brigadeiro branco e enfeite com o pistache granulado.

Se alguém testar a ideia me conte!
Beijos, Bia

2 comentários: