terça-feira, 30 de julho de 2013

Lulas grelhadas - Receita pá pum

Hoje a receita é muito fácil e tem três dicas ótimas pra você conseguir fazer lula e ela ficar no ponto certo!


A primeira é fazer cortes diagonais superficiais na parte interna em uma direção e em outra  formando vários Xs, isso ajuda a amaciar a carne. A segunda é não espremer limão na lula, mas sim deixar ela marinar com azeite e lascas da casca do limão.


A última dica é o tempo de cozimento, 5 minutos sempre mexendo ou 2 a 3 minutos de cada lado! Pronto, já pode comprar a lula limpa e se exibir na cozinha. E na hora de servir é só jogar um molho de balsâmico reduzido, também muito fácil de preparar!

Lulas pá pum (para servir como acompanhamento ou aperitivo)
Ingredientes:
- 150g de lula por pessoa
- azeite
- raspas da casca de um limão
- sal e pimenta do reino
- 1 xíc de chá de aceto balsâmico (quantidade para temperar 600g de lula)
Modo de preparo:
Compre a lula inteira e limpa, abra ela ao meio e faça os cortes superficiais na diagonal em um sentido, gire a lula 180º e repita os cortes superficiais na diagonal, na parte interna da lula e depois corte em tiras. Coloque em uma vasilha azeite, sal, pimenta e pedaços da casca de um limão (como se você fosse descascar o limão), conserve de 20 a 30 min na geladeira.
Coloque o aceto em uma panela e leve ao fogo por 8 a 10 minutos, ou quando perceber que está começando a engrossar. Não pode ficar muito tempo porque conforme esfria ele engrossa cada vez mais.
Aqueça uma frigideira e coloque as poucos a lula, deixe grelhar por 2 a 3 minutos de cada lado, por fim adicione o molho de balsâmico e sirva.

Quem testar as dicas depois me conta se deram certo!
Beijos, Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário