domingo, 3 de julho de 2011

Uma receita para alegrar o fim do domingo

Domingo depois das 19h começa a depressão mundial, aquela lembrança que o fim de semana acabou e a semana vai começar.

Para este fim de semana eu tinha feito uma lista com umas sete receitas que eu gostaria de testar, eu sabia que era um exagero e já ficaria bem feliz se conseguisse fazer umas 2 ou 3. O problema é que o fim do domingo chegou e entre almoços, visitas e aniversários não tinha sobrado muito tempo para eu ir pra cozinha, ainda não eram 19h, o jogo no Brasil só estava no primeiro tempo, mas eu achava que ia terminar o fim de semana sem nenhuma receita. 

A minha sorte é que eu tenho um namorado faminto e não fazia nem 2h que a gente tinha almoçado e ele falou: estou com uma vontade de pão de queijo! Na hora fiquei super feliz, pão de queijo era uma das receitas que estava na lista do fim de semana, e assim vi uma luz no fim do meu domingo.



Na verdade a receita é um parente do nosso pão de queijo. A ideia veio deste post aqui do blog Prato Fundo, no qual o Vitor Hugo fala de uma padaria aqui em São Paulo chamada PÃO que tem esse pão de queijo delicioso (já provei), mas o Vitor Hugo explicou que na verdade é um Gougères, o qual a base é massa choux, queijos e ervas, fiquei super curiosa e na hora a ideia entrou para a minha lista!



Eu já tinha essa receita de massa choux, fiz algumas adaptações e assim ficou a minha versão salgada, ou uma tentativa de Gougères (não tinha nenhuma erva em casa, mas da próxima vez vou tentar com).

Ingredientes:
- 6 col. de sopa de água
- 6 col. de sopa de leite
- 50g de manteiga
- 2 col. de sopa de queijo gorgonzola
- 1 xíc. de farinha de trigo
- 1/2 xícara de queijo prato ralado
- 2 ovos

Modo de Preparo:
1) Coloque os 4 primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo até a manteiga e o queijo derreterem e começar a ferver.
2) Retire do fogo assim que ferver, misture a farinha e o queijo mexendo bem até formar uma bola que solta do fundo da panela (é preciso braço porque tem que mexer bem mesmo, o ideal é usar uma colher de pau).
3) Ligue o forno a 180°C e deixe a massa esfriar por 15 minutos.
4) Quando a massa esfriar adicione os ovos um de cada vez misturando bem com a colher de pau.
5) Coloque a massa em uma saco de confeitar para fazer as bolinhas sobre a assadeira ou faça com a ajuda de duas colheres.
6) Leve ao forno por 35 a 40 minutos, eu precisei colocar uma outra assadeira em baixo para não queimar a base do pãozinho.

6 comentários:

  1. Bia, fiquei com vontade de comer esse pão de queijo,da proxima vez, faz pra mim,ta?

    ResponderExcluir
  2. Olá flor tudo bem com você?
    Está rolando um sorteio lá no meu blog de um topo de noivinhos lindos!
    Para participar é só clicar no link!
    Beijoo e otima semana..
    http://umalindapromessa.blogspot.com/2011/06/sorteio-noivinhos-de-madeira.html

    ResponderExcluir
  3. bia!
    adoreiiiiiiiii que vc voltou a postar!
    adoro suas receitas!
    beijos Carol irma da Mel de BH!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi bia, amei seu blog.
    Por favor siga o meu.
    diariodequemecrianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi Bia
    procurando uma receita de frango te achei!!
    tudo muito delicioso por aqui adorei!
    estou te seguindo e te indicando no meu blog!!
    vi que como eu gosta de testar e fazer adaptadas em receitas !!
    beijokas!!
    vai me visita quando der!!
    bj

    ResponderExcluir
  6. Bia lindo blog, tem um selinho no meu blog pra vc, passa la ok?

    www.kazando.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir