quinta-feira, 30 de junho de 2011

Torta de legumes, um desafio superado

A receita de hoje me fez subir um degrau na minha "escala gastronômica", isso porque eu sempre tive um pouco de medo de fazer tortas, achava que fazer massa não era para mim.



O que acontece é que existem tantas tortas gostosas pelos blogs (só provei com os olhos e achei uma delícia) e além do mais elas ficam lindas na foto, rs... Então devido estes dois motivos eu resolvi tentar, primeiro eu sabia que queria uma torta com massa integral e depois já sabia qual era o recheio nem precisava pesquisar, o único trabalho foi encontrar uma massa que agradasse.



Achei a receita que levei como base no delicioso Cannele et Vanille, duas coisas me chamaram a atenção a farinha integral e a farinha de quinoa, há tempos quero introduzir na minha alimentação estes tipos de ingredientes. Fiz algumas alterações na receita porque fiquei com medo de ser pouca massa para o tamanho da minha forma e também porque usei margarina (aquela que faz bem para o coração) ao invés de manteiga.



E vou te dizer que adorei fazer torta, preparar a massa, deixar ela descansar, fazer o recheio, abrir a massa, levar ao forno, foi como uma terapia. E deixar tudo bem cortado e organizado para a foto também me ajudou a relaxar, acho que é por isso que eu fico tanto na cozinha, rs.

Para acompanhar a torta também fiz rapidinho um creme de cenoura, combinou super bem!



Torta de Legumes
Rendimento: 4 porções

Ingredientes Massa (receita adaptada do Cannele et Vanille)
- 1 e 1/3 de xícara de farinha integral
- 2/3 de xícara de farinha de quinoa
- 1/4 de xícara de maizena
- 1 col. de sobremesa de sal
- 1/2 col. de sobremesa de pimenta do reino moída
- 10 col. de sopa de margarina gelada
- 2-3 col. de sopa de água gelada

Ingredientes Recheio
- 1 abobrinha
- 1/2 berinjela
- 1 tomate médio
- 1 cebola média
- 1/2 xícara de tomate cereja
- 1 xícara de queijo cottage
- 1/2 col. de sobremesa de sal grosso
- 1/4 col. de sobremesa de pimenta do reino moída

Preparo:
1) Comece misturando os primeiros 5 ingredientes da massa, na receita original dizia para usar o processador, mas como o meu é micro eu fiz com a mão. Depois acrescente a margarina gelada e misture bem. Por fim acrescente a água gelada, uma colher de cada vez, você tem que conseguir formar uma bola com a massa, adicione a 3° colher de água somente se a massa ainda não estiver no ponto.
2) Forme uma bola com a massa, cubra com papel filme e leve a geladeira por uma hora.
3) Enquanto isso prepare o recheio: corte em cubos a abobrinha, a berinjela, o tomate; corte a cebola em 4 e depois fatie cada pedaço. Esquente uma frigideira, coloque uma colher de azeite e os legumes cortados, adicione o sal e a pimenta. Deixe os legumes ficarem levemente dourados e retire do fogo.
4) Corte os tomates cereja ao meio leve na mesma frigideira até ficarem bem macios, retire do fogo e deixe separado.
5) Abra a massa em uma assadeira de fundo removível, eu fui colocando a massa aos poucos e amassando com a mão até cubrir toda a assadeira e as bordas. Leve a geladeira por mais 30 minutos.
6) Ligue o forno a 200°C 15 minutos antes de completar os 30 min da torta na geladeira.
7) Quando der o tempo, retire a massa da geladeira, coloque o recheio frio, cubra com o queijo cottage e decore com os tomates cereja.
8) Leve ao forno por 30 min. ou até dourar a massa. Se você preferir pode usar outro queijo.

3 comentários:

  1. Bia, e a receita do creme de cenoura, hein?

    ResponderExcluir
  2. UAU!!!!!!!!
    Coloquei no meu blog a sua receita, com os devidos créditos, claro! rsrs
    Amei! Deliciosa e super saudável! :)
    Parabéns Bia!!!!

    Beijo grande,
    Má Gorga
    [ http://nutricionario.com ]

    ResponderExcluir
  3. onde anda você com suas receitas deliciosas???
    também sú Bia mas não sei inventar na cozinha, como você.
    Só sei copiar.
    Preciso de novos pratos.
    Volta, Volta, Volta....
    Beijo

    BIA KARASIAK
    Florianópolis-SC
    biakaras@yahoo.com.br

    ResponderExcluir