segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sopa para aquecer o inverno

E parece que o frio voltou para ficar em São Paulo!

Ontem apesar de ser domingo acordei disposta a uma refeição mais light e já que estava aquela chuva e frio, achei que não teria nada melhor que uma sopa. 



Durante minha visita a vários blogs de culinária achei uma sopa para me inspirar, a Cauliflower Soup da Pioneer Woman. Achei que seria perfeita já que eu tinha um maço de couve-flor na geladeira, mas como eu também tinha um maço de brócoli e aqui na minha cozinha eles sempre andam juntos, fiz algumas adaptações na receita.



Eu adoro sopas porque apesar de ser um prato leve (se você não acrescentar queijos e creme de leite), satisfaz e aquece muito.

Sinta-se a vontade para incluir o seu "toque especial" na receita, pode ser pedaços de frango, queijo ralado, uma caixinha de creme de leite e o que mais você imaginar. Como vocês poderão ver a minha receita ficou mais light, ideal para quem quer manter ou perder peso sem muito esforço.



Receita de Sopa de brócoli e couve flor
Ingredientes:
- 1L de caldo de legumes (pode ser o tablete dissolvido na água)
- 1/2 cebola cortada em cubos
- 1/2 cenoura cortada em cubos
- 1 tomate picado
- 1/2 maço de couve flor picado
- 1/2 maço de brócoli picado
- 1 batata
- 1 xícara de leite (desnatado opcional)
- 1 col. de sopa de azeite ou óleo

Modo de Preparo:
1) Descasque a batata, corte em pedaços e coloque em uma panela com água para ferver.
2) Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola até ficar transparente, depois o tomate, a cenoura e misture bem. 
3) Junte a couve flor e o brócoli picado e misture, adicione o caldo de legumes, tampe a panela e deixe ferver por 20 minutos, se preferir os legumes mais macios deixe ferver por 35 minutos.
4) Retire a panela com a batata do fogo, escorra a água, e amasse as batatas com um garfo ou espremedor e junte com o leite, misture bem e reserve.
5) Quando passar os 20 minutos, acrescente a mistura do leite na sopa, misture bem e deixe ferver por mais 2 ou 3 minutos, verifique o tempero e acrescente sal e pimenta se achar necessário.
6) Desligue o fogo e sirva com torradas, croutons ou queijo branco em cubos.

3 comentários:

  1. Hummm!!!
    Com o frio que esta fazendo aqui a receita é uma ótima opção.
    Beijos e tenha uma ótima semana.
    Kátima.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Uma receita vegetariana. Por acaso tb tenho brocolis e couve-flor hoje. Vou fazer!
    Bjus!

    ResponderExcluir