terça-feira, 7 de junho de 2011

Fondue no pão

Depois de alguns (ou vários) dias ausentes, hoje vou colocar uma receita que vai fazer com que vocês me perdoem por todo esse sumiço!



Já faz umas três semanas que faço jantar aqui em casa e o prato é sempre o mesmo: fondue no pão, pelo menos estou variando as visitas. Mas é que esse fondue é tão, mas tão gostoso que não consigo pensar em outra receita. Ainda mais com esse frio que tem feito em São Paulo. Fondue + Vinho + Amigos = Noite Perfeita!




Essas fotos foi do dia em que vieram duas amigas, acho que exagerei um pouco na comida, rs. Para começar fiz bruschetta de tomate, super simples, só tomate cortado, temperado em cima do pão italiano, alguns minutinhos no forno e azeite para finalizar, simples e muito gostoso. Também não resisti e fiz o carpaccio de abobrinha, porque eu amo abobrinha, a receita é essa aqui, só mudei o corte da abobrinha.



E o principal da noite foi o fondue no pão, uma delícia. Irresistível, prepare-se as visitas vão querer voltar sempre e você nunca mais vai querer comprar aquele de caixinha (que eu acho bem ruim) pronto no mercado.



No começo você vai comer o fondue com a "tampa" e o miolo do pão cortados em cubos, conforme o "nível" do fondue abaixa você usa uma faca de pão e corta as laterais e continua comendo, até que o fondue e o pão acabem, e acreditem isso não vai demorar muito tempo.



Fondue no pão italiano
1 receita rende para 3 pessoas

Ingredientes:
- 1 pão italiano grande
- 1 copo de requeijão (requeijão de verdade!!!!!)
- 1 copo de creme de leite fresco
- 1 pedaço (daquele triângulo que já vem cortado) de queijo gorgonzola (eu acho que tem uns 300g)
- 200g de outro queijo mais suave, já fiz com estepe e queijo prato (não indico usar mussarela)
- 1 dente de alho (opcional)
- nós moscada ralada a gosto (opcional)
- 1/3 de xíc. de vinho branco, mas também já usei tinto (opcional)

Modo de Preparo:
- primeiro corte uma "tampa" do pão italiano e depois faça tire o miolo deixando a borda um pouco grossa
- passe o dente de alho na panela
- coloque todos os ingredientes menos o vinho e a nós moscada
- misture com um fouet até os queijos derreterm
- se você achar que está muito grosso pode colocar um pouco mais de creme de leite
- depois de derretido misture o vinho a nós moscada e deixe ferver mais um pouco
- despeje o fondue no pão, cubra com papel alumínio e leve no forno quente por 15 minutos
- depois é só servir
Obs: nas maioria das vezes eu faço sem o vinho e a nós moscada e o resultado é tão bom quanto, ou seja, se não tiver em casa esses ingredientes pode fazer mesmo assim.

4 comentários:

  1. Vc me mata com essas receitas suas!
    AMO!!!!!!!!!!!!
    Beijo,
    Karina AT

    ResponderExcluir
  2. eu comi, aprovei e comi denovo....tive a sorte de estar em pelo menos 2 dos dias que essa deliiiicia foi feita!!! obrigada Bibi por ser minha amiga!!!! rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. oi bia!..
    conheci seu blog recentemente quando estava em busca de uma sopa de cenoura com gengibre! fiz a que vc postou e já virou dos pratos mais pedidos aqui em casa!.. sucesso total!..
    lendo este post, fiquei aqui pensando quem vão ser as próximas (e sortudas!) visitas que vão se deliciar junto com a gente esse fondue maravilhoso!!!
    tb sempre tive um pé atrás com os fondues de queijo prontos...
    está a aí a chance de eu me encantar com uma receita e fugir daquelas gororobas para sempre!!
    obrigada pela generosidade em compartilhar!
    um bjo!

    ResponderExcluir
  4. Bellissima atmosfera e ricetta :) ciao

    ResponderExcluir