quarta-feira, 29 de junho de 2011

Crumble de Maçã

Essa não é uma sobremesa que eu seja apaixonada, mas ultimamente o crumble estava me perseguindo, volta e meio lá estava ele nos meus blogs preferidos, então foi quase como uma obrigação, eu precisava experimentar.



Com certeza ficaria muito melhor se eu tivesse em casa uma bola de sorvete de creme, mas este não era o caso.

No mercado enquanto eu comprava os ingredientes estava numa dúvida tremenda, qual fruta eu usaria? Pensei em morangos, depois em banana, pensei em misturar duas frutas, mas acabei optando por maçã porque é uma das poucas frutas que eu gosto quente. 



Fiz algumas adaptações na receita original porque ao invés da farinha de trigo eu queria usar a de aveia e também incluir o cereal de milho integral, a farofa do crumble ficou uma delícia, por isso podem fazer essas substituições sem medo.



Crumble de Maçã (receita do Jamie Oliver)
Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
- 2 maçãs
- 1 col. de sopa de açúcar
- 2 col. de sopa de água

- 4 col. de sopa cheias de farinha de aveia
- 2/3 de xícara de cereal de milho integral triturado (triture com a mão mesmo antes de medir na xícara)
- 2 col. de sopa rasas de açúcar refinado
- 1 col. de sopa de manteiga gelada
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
1) Ligue o forno a 200°C
2) Descasque as maçãs e corte em pedaços, coloque em uma panela as maçãs picadas, o açúcar e a água e leve ao fogo por 5 minutos.
3) Misture os ingredientes secos da farofa e depois acrescente a manteiga misturando com a mão, até a consistência de areia molhada.
4) Distribua as maçãs em 2 ramekins e por cima a farofa, leve ao forno por 20 minutos.
5) Retire do forno polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva com sorvete de creme ou sozinho.

Um comentário:

  1. Bia

    Que delícia seu crumble, posso dizer que a escolha por maçãs foi perfeita. Comeria um agorinha mesmo!

    beijos

    ResponderExcluir