quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bolo em camadas

Quando este bolo no site da Martha Stewart me apaixonei pela cobertura e logo pensei: "Preciso de uma oportunidade para fazer um bolo igual". No fim de semana essa oportunidade apareceu e eu fiquei muito feliz com o resultado, gostaram?


Como eu sou exagerada quando o assunto é bolo, eu gosto de muitas camadas porque isso significa muito recheio. E este estilo de cobertura precisa de muita cobertura, o resultado é que o bolo é sucesso garantido.




Segue a receita para quem gostou (essa receita não é do site da Martha Stewart).
Bolo:
- 200g de manteiga
- 2xíc. de açúcar
- 4 ovos
- 3col. de sopa de chocolate em pó (opcional)
- 2xíc. de farinha
- 1xíc. de leite integral
- 1col. de sobremesa de essência de baunilha
- 1col. de sobremess de bicarbonato de sódio
- 1col. de sobremesa de fermento em pó
Observação: eu uso esta receita tanto para o bolo branco como para o de chocolate. Neste caso dividi a receita, metade eu coloquei o chocolate em pó e na outra metade não.
Preparo: Bata na batedeira a manteiga até ficar macia e acrescente o açúcar e bata em velocidade média por mais um minuto. Depois acrescente os ovos um a um e bata bem (velocidade alta 3 minutos). Acrescente o chocolate, bata até incorporar. Acrescente a farinha e o leite aos poucos e bata até incorporar. Junte a essência de baunilha, o bicarbonato e bata mais um pouco, depois junte o fermento e mexa com uma colher de pau.
Asse no forno pré aquecido a 200°C por 30 min em 4 formas de 20cm com 1/4 da receita em cada. Se você não tem várias formas no mesmo tamanho, pode assar em uma maior e depois dividir o bolo.

Recheio:
- 1 lata de leite condensado
Preparo: coloque a lata na panela de pressão e deixe depois de ferver por meia hora. Utilize frio.

Cobertura:
- 400 gramas de chocolate ao leite em pedaços
- 220 gramas de creme de leite fresco (ou em lata com soro)

Preparo: Aqueça o creme de leite, mas não ferva. Depois fora do fogo junte aos poucos os pedaços de chocolate até derreter e virar um creme. Se o chocolate não derreter totalmente, coloque em banho maria e mexa devagar até derreter. Depois leve a geladeira para esfriar.

6 comentários:

  1. Bia

    Que bolo incrível, lindo e com certeza delicioso. Profissional!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo deu água na boca!
    Sempre faço lasanha de legumes no jantar, é muito boa, e leve.
    Beijos Kátima

    ResponderExcluir
  3. oi Bia, conheci teu blog atraves da Glau do quitandoca...menina preciso te agradecer por ensinar fazer aqueles buracos minusculos na casca de ovo...a escola da minha filha pediu e eu nao tinha noção de como fazer, vc ajudou ...só fiquei com nojinho de assoprar, eu nao sou amiga do ovo rsrsrsrrs
    obrigada e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  4. Bia, seu blog dá água na boca, menina como vc é criative e arteira....
    Beijos
    Luciane
    http://casadanane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Coloquei hj no blog o seu passo a passo!! bjssss

    ResponderExcluir
  6. Bia, quero mais receitinhas ! hahaha
    cada coisa perfeita que você posta aqui :D

    ResponderExcluir