terça-feira, 29 de março de 2011

{Especial Páscoa} Ovinhos decorados

Se tem uma coisa que eu adoro fazer para a Páscoa são esses ovinhos decorados.


Minha mãe e minha sogra gostam tanto que já usam na decoração da casa o ano todo.


Eles ficam lindos para enfeitar o almoço de Páscoa e também são ótimos presentes.


Agora vou colocar o passo a passo, pode parecer difícil e vocês podem ficar com medo de quebrar todos os ovos e não conseguir fazer nenhum, mas vale a pena persistir, eu mesma já quebrei várias cascas segundos antes de ficarem prontas, esse ano em compensação a prática levou a "perfeição" e consegui fazer uma caixa inteira sem desperdiçar nada.

Você vai precisar de ovos grandes e brancos.


A primeira parte é "limpar" o ovo, retirando a clara e a gema sem destruir a casca. Eu faço o seguinte: marco com uma caneta dois pontos nas duas extremidades do ovo.

Um tem que ser pequeno (tamanho de uma agulha) e o outro um pouquinho maior (0,05cm para terem uma ideia).


Agora apoie o ovo e a ponta afiada de uma faca comece a dar batidinha na marca de caneta, primeiro na menor.


Você vai conseguir romper a casca do ovo.



Como ainda tem a membrana, use uma agulha para furar.



Agora vamos fazer o mesmo processo do outro lado.



Comece dando as batidas com a ponta da faca até começar a quebrar.

Quando quebrar todo o círculo marcado com a caneta use a agulha para furar e retirar os pedacinho da casca.



Agora você já consegue enxergar lá dentro.

Use a agulha para furar a gema, porque ela não vai passar inteira pelo furo.



Essa parte não teve como eu tirar a foto, mas funciona da seguinte maneira: eu sopro (sim eu coloco a boca na casca do ovo) pelo buraquinho pequeno (esse que vocês podem ver na foto), deixando o maior virado para baixo (de preferência em cima de algum recipiente para guardar os ovos e depois usar para fazer omelete ou ovo mexido.

Se você só deixar o ovo virado com o furo maior para baixo não vai sair nada, isso porque você precisa injetar ar lá dentro, por isso a necessidade do furinho menor. Já me disseram para usar uma seringa (sem agulha) para fazer isso, mas eu não consegui, sendo assim pra mim o mais eficiente é soprar.



Aos poucos começa a sair o ovo, continue soprando.


Até sair tudo.



Agora vocês podem ver que o ovo está vazio e só nos resta a casa.



Faça isso com toda a caixa ou até onde sua paciência permitir.



Agora é hora de lavar os ovos, eu coloco detergente dentro e começo a enxaguar, para tirar a água de dentro da casca tem que sempre soprar pelo buraquinho menor.

É um ótimo exercício para as bochechas, você não vai conseguir rir por uns dois dias (brincadeira, estou exagerando!).



Se você não estiver a fim de lavar um a um, pode colocar as cascas para ferver em uma panela com água e uma colher de sopa de vinagre.


Agora é a hora de "pintar" os ovinhos. Essa parte é a decoupage, mesmo processo da tampa do brownie.

 Escolha guardanapos com flores ou desenhos pequenos e de preferência com o fundo branco.



Recorte as flores.

Lembrando que você só vai usar a camada de papel colorida e retirar as duas outras camadas.



Use a termolina que é uma cola mais fina.



Posicione as flores no ovo.



E com um pincel passe a termolina sobre o guardanapo, sem exagerar na quantidade ara não rasgar ou papel.

Deixe secar antes de colar mais decoração.

Depois de seco os ovinhos estão prontos. Não ficam lindos?


Espero que façam para decorar a Páscoa!

36 comentários:

  1. Bia! Ficaram lindos, e um presente bem legal e exclusivo. Boa a ideia.Também adoro esta época do ano, a casa fica mais alegre. BJs

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo!!
    Parabéns pelo seu trabalho....
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog! Já favoritei ele!

    ResponderExcluir
  4. biiii....vc me surpreende a casa ano com esses ovinhos!! estão liiiiiindos!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Achei lindos, assim como seu blog. Já estou seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ficam lindos mesmo, eu usaria o ano todo tbm!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Bia, você é muito criativa...adoro seu blog...estes dias fiz decoupage nas caixa de Páscoa e ficaram linda!!!
    OBRIGADA mesmo.

    DEUS abençoe.

    bjs

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bia, valeu a dica da termolina e da fervida com vinagre!!! Obrigada
    Estou juntando ovos vazios aqui em casa para decorá-los mas não sabia como fixar porque com cola ficou feio.
    Eu, furo apenas em baixo, um pouquinho maior, mas assim não preciso soprar!!!

    ResponderExcluir
  9. Bia...seu o que amooooo mais no seu blog....os seus PAPS...são tão bem explicadinhos que vale a pena a gente tentar fazer....vcnos estimula a tentar....parabéns pelo lindo trabalho, por dividir conosco sua criatividade e principalmente por sua preciosa didática em nos ensinar!!! Sou sua fã de carteirinha...bjsssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia, cheguei até aqui pelo blog da Glau, amei seus ovinhos, dá um trabalhinho mas compensa não é?!
    Parabéns pela criatividade! Adorei seu blog e já estou seguindo!
    bjs....

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia
    Vi esses ovinhos lindos no Quitandoca da Glau e vim correndo aprender a fazer!! Adorei fazer decoupage com eles. Ficam lindos e parecem que foram pintados. Vou tentar por aqui. Espero não quebrar todas as cascas. hehe

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Parabens pelo seu blog, e pelo seu trabalho. Estou encantada com tudo.
    Amei de verdade.
    Vou te seguir ta?
    Grande abraco.

    ResponderExcluir
  13. nao da pra usar os ovos cozidos? vc 'e muito habilidosa, talentosa, mas eu sou desastrada. nunca tinha visto uma decoracao de pascoa tao simples e bonita.

    ResponderExcluir
  14. Ai, que graça!!!
    Amei!

    Bjos Lu/Studio da Lu.

    ResponderExcluir
  15. Pelamordedeus!!!!
    Vi isso no Blog da Glau e vou te botar direto no meu Reader sem nem ter lido qualquer outra postagem. Só por esses ovos, já vi que vale à pena! rsrs
    Parabéns pela escolha dos guardanapinhos, são liiindos, Bia!

    ResponderExcluir
  16. Amei isso!!! Vou fazer sim!
    obrigada por dividir.
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Que maravilhoso! obrigada por compartilhar! Vou tentar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Menina to quase morta de tanto assssssssssssssssoprar , mas valeu, depois posto os resultados...Parabéns vc é talentosa, caprichosa e tem muito bom gosto. Quero ser sua amiguinha...rs! Abraços

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde linda! Amei os ovos pintados, um mimo mesmo!!!! Vou fz tb...bjs!ah vem me conhecer tb, casadeprofessora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,

    Amei esses ovos.
    Já estou te seguindo.
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Que idéia legal!!!
    Ficaram fofos demais...
    Adorei seu blog, parabéns.
    Begin

    ResponderExcluir
  22. Esvazie o ovo com uma seringa, e use outra para rechear com mousse. reginaborginha Bjs feliz páscoa!http://twitter.com/#!/Reformando

    ResponderExcluir
  23. Bia
    Vim te conhecer e já adorei suas artes. Que lindos esses ovinhos! E quanta paciência!
    Parabéns.
    Venha me visitar tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Nossa que lindo!!
    Parabéns pelo seu trabalho amei

    ResponderExcluir
  25. Bia, o gosto pelos enfeites de Páscoa me trouxe até ao seu cantinho, e adorei. Fiz-me tua seguidora.
    Lá no meu cantinho, também tenho uns ovinhos decorados, convido-te a me vir visitar em
    www.ionedartes.blogspot.com
    Bjs
    Ione

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Nossa... fiquei encantada com a ideia o seu tutorial tão caprichado.Lindo!
    Coloquei um link pra esta postagem lá no Casa Com Decoração.
    beijos
    Regiane

    ResponderExcluir
  27. Bia, adorei seu pap, eu tambem faço essa decoupage, mas nas cascas de plástico,compradas prontas, fica mais prático, pois vendo elas. e depois de colar a figura, passo por cima cola de rótulo azul,para fixar bem. ficam lindas.bjs.
    Cleide

    ResponderExcluir
  28. Adorei a dica, ótimo pra fazer com as crianças elas adoram essas coisas bem melequentas né?
    Então mãos a obra,
    Beijim!!!

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito do sue blog, a idéia dos ovos é bem legal e fácil. Também coloquei idéias de lembranças páscoa no meu blog, passa lá.
    Já estou te seguindo.
    Beijos Kátima

    ResponderExcluir
  30. Bia, Muito lindos e fáceis de fazer, Porém trabalhosos!!!. Parabéns pelo post! Ro

    ResponderExcluir
  31. Bia, show esse passo a passo, todos os anos faço para minhas netas e sobrinhos e os escondo na minha casa para eles procurarem, mas os meus não ficam tão lindos... os pinto com tinta PVA, sempro faço paisagens, mas esses são demais!!! vou fazer, obrigada pelo PAP, que Deus te cuide...meu nome é Luzia Raposo

    ResponderExcluir
  32. Oi bia, adorei seu passo a passo...
    Gostaria de saber se.vc tem noção de qnt tempo dura a casca do ovo vazia.
    Explico: vou decorar alguns para o aniversario de um sobrinho em janeiro, mas como tenho pouco tempo, penso em já começar logo ( são 6 meses de antecedencia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu e-mail: psi.lmc@gmail.com
      Desde já, agradeço a atenção

      Excluir