quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um brigadeiro diferente

Desde que ganhei o Livro do Brigadeiro da Juliana Motter, fiquei super curiosa para fazer a receita da vó dela que leva leite condensado cozido.


Eu gostei do resultado porque é bem difícil eu não gostar de algum doce, mas ficou bem doce, então da próxima vez vou tentar com cacau em pó ou chocolate meio amargo.


Os ingredientes são os mesmos do brigadeiro comum a única diferença é que antes de abrir o leite condensado você leva ele para cozinhar em uma panela por 30 minutos (não precisa ser na panela de pressão). Isso é o que diz na receita do livro, mas eu deixei o meu por 1 hora.

O chocolate em pó eu substitui por chocolate ao leite de boa qualidade (usei 3 colheres de sopa), depois uma colher de manteiga e uma gema peneirada.


Depois é só misturar tudo e levar ao fogo bem baixo, no mínimo. No começo não precisa mexer sempre só quando ele começa a grudar.

Agora eu tenho que confessar que acho bem difícil encontrar o ponto certo do brigadeiro. O teste que eu faço é com uma colher desenho um oito com o brigadeiro e se ele permanecer até o fim do desenho está bom, você conseguiram entender alguma coisa? rs...

Bom na foto acima dá para ver o que eu quero dizer, o brigadeiro assim que coloquei no prato (untado) para esfriar ficou com "montinhos", ou seja, ele não se esparramou pelo prato.


Depois de frio é só untar as mãos, fazer as bolinhas e passar no granulado de sua preferência ou o que você tiver em casa.


Na minha receito mudei as quantidades de alguns ingredientes por isso vou colocar abaixo a receita exatamente como esta no livro, assim vocês podem se inspirar para inventar a receita de vocês.


Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 3 gemas de ovo caipira
- 1colher de sopa de manteiga extra
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- raspas de um bom chocolate para confeitar
Modo de preparo:
Coloque água para ferver em uma panela e cozinhe o leite condensado por 30 minutos. Depois de frio misture o leite condensado com os outros ingredientes. Leve ao fogo e mexa sem parar até formar uma bola (no livro diz uma bola).

7 comentários:

  1. Diferente, lindo e maga gostozo, né! Deu agua na boca aqui..

    Vou fazer certamente.

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica! fora q fica lindo! http://www.versatilidade.com/
    @jupnoronha

    ResponderExcluir
  3. deve ser muito bom, sabor da infância !!!!!

    ResponderExcluir
  4. ah eu tenho este livro e adoro. Vou fazer varias receitinhas de brigadeiro gourmet.
    bjs
    Fabi

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Q delícia!!! fiquei com água na boca...
    Adoro suas receitinhas!!! bjos

    ResponderExcluir
  6. Teu blog é um arraso!!! Adorei!!
    Bjs
    Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Hummm... Mais uma pro meu caderninho. Tô vendo que ele vai ficar bem recheado com minhas visitas por aqui! Tô adorando o teu blog. Sabia que não ia me deceopcionar, depois da dica no Superziper! ;)

    ResponderExcluir