sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bolo simples com doce de leite

Essa é uma receita super simples, mas o resultado é lindo e impressiona qualquer um.

É uma ótima ideia para aquele dia que você não tem tempo, paciência ou ainda para quem não tem muita habilidade na cozinha, mas precisa de uma sobremesa bem bonita.


O legal deste bolo é a imperfeição da cobertura, por isso que eu disse que você não vai precisar de habilidade nenhuma, ok um pouquinho de jeito você vai precisar sim, hahaha.

A cobertura deve ser passada "de qualquer jeito" e vai deixar qualquer um morrendo de vontade de pegar um pedaço antes da hora.



Gostou? Então anota a receita.

Você vai precisar de doce de leite, eu fiz o meu colocando o leite condensado por 30 min na panela de pressão, usei 2 latas para ficar com bastante recheio.



Depois é só fazer o bolo, como eu avisei que era para um dia sem tempo usei mistura pronta de bolo, foi só acrescentar os ingredientes conforme as instruções, bater por 4 minutos e a massa já estava pronta.

Ah, lembre-se sempre de usar a manteiga na temperatura ambiente, mas como tem feito muito calor e a nossa "temperatura ambiente" está muito elevada eu estou usando a manteiga gelada e cortando em pedaços bem pequenos na hora de misturar com a massa do bolo.



Agora vem um ponto super importante, eu adoro bolos em camadas, acho que fica chique e faz toda a diferença na hora de servir. Mas eu não sei, na verdade nunca tentei cortar um bolo ao meio para rechear, por isso o meu truque é: usar 2 assadeiras, sim assadeiras idênticas, assim é só dividir a massa e levar para assar.

Depois de pronto o bolo espere esfriar bem antes de desenformar.

Com a primeira camada do bolo em um prato utilize uma colher para passar o recheio. Eu usei um pouco mais da metade da lata de doce de leite como recheio.

Com as costas de uma colher espalhe o doce de leite. Depois desenforme a segunda camada de bolo em cima da primeira. Lembre-se que para desenformar o bolo tem que estar frio!!


Agora é a hora da cobertura, coloque aos poucos o doce de leite nas beiradas do bolo, isso porque conforme você espalha a cobertura já vai escorrer na lateral do bolo.

Para passar a cobertura a minha dica é não fazer força com a colher porque isso pode desmanchar o bolo, então vá com cuidado espalhando a cobertura, se a camada ficar muito fina coloque mais doce de leite para conseguir espalhar melhor.


Depois de espalhar a cobertura é só enfeitar, eu usei flores naturais.


E depois é só servir, não ficou lindo?

Difícil de resistir não?
Se você quiser preparar o seu próprio bolo, clicando aqui tem uma receita é só você desconsiderar o chocolate em pó e vai ter um bolo branco. Quanto ao doce de leite se você for usar um pronto eu aconselho um que tenha consistência mais firme. E por fim conserve o bolo na geladeira, o doce de leite fica bem mais gostoso.


5 comentários:

  1. delicioso, de lamber os dedos !!!!

    ResponderExcluir
  2. Huummmm, muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia, adorei seu blog e esse bolo então... Meeus Deuuus... Dá vontade de comer a tela do computador! rsrs...
    Fiquei com tanta vontade que fiz, mas não tive tempo de fazer o doce de leite e como todos estavam loucos pra comer o bolo logo, comemos assim mesmo, simples com um cafézinho! Uma delíííííííciaaaa e fofíssimo!! Da próxima vez vai ter o doce de leite, deve ser mil vezes melhor! ;)
    Parabéns pelo blog!!
    Beijinhoos**

    http://turminhadagabi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. muito fácil e criativo,parabéns fiquei com água na boca.huuuuum.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a dica!!! hoje está um dia frio e chuvoso, aquele dia que a gente quer ficar enroladinha no sofá, rodeada de gostosuras, sabe?
    Excelente idéia para o lanche da tarde, fiz e meus 3 garotos formiguinhas adoraram o bolo.
    Nas férias escolares a gente precisa estar sempre buscando sugestões para almoço e lanche pq os meninos buscam algo para comer o tempo todo...rsrsrsrs
    um beijinho!!

    ResponderExcluir