sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mousse de Chocolate

Um dia desses acordei com vontade de preparar um doce, queria ir para a cozinha e fazer um doce gostoso e bonito. Tinha em mente duas opções super simples, mousse ou salaminho (brigadeiro e bolacha maisena) de chocolate e folheando um livro tive mais uma opção, brownie trufado de framboesa.


A última opção nunca experimentei, mas pareceu bem apetitosa, logo imaginei o gostinho de licor de framboesa com chocolate e gostei da ideia. O problema é que a lista dos ingredientes era grande e muitos deles eu não tinha em casa, então acabou sendo descartada. Sobrou o salaminho e o mousse, como dezembro foi um mês cheio de brigadeiro fiquei cansada só de pensar em abrir mais uma lata de leite condensado. Por fim, fiquei com o mousse e depois de um enquete relâmpago no twitter ele também foi o escolhido.


E acho que o mousse foi a melhor opção, porque há muito tempo eu não comia. E o sabor do mousse é mais um daqueles que só o da minha infância é bom, geralmente em restaurantes nunca peço porque sei que nenhum é tão bom quanto a receita da minha mãe. Só no ano passado em uma aula de culinária que cheguei a provar um parecido, só parecido, porque o da minha mãe ainda é o preferido e bem mais aerado.


Então fui para a cozinha, em menos de 30 minutos o mousse estava pronto e foi só esperar voltar a força e mais 2hs no congelador para ficar perfeito. Separei metade em xícaras e a outra metade coloquei inteira em um pote grande, ideal para aquele "assalto" a geladeira no meio da tarde.


Receita de Mousse de Chocolate:
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de açúcar refinado
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó (pode ser nescau)
- 2 colheres de sopa de manteiga

Preparo:
Primeiro separe as gemas das claras em dois recipientes. Bata as gemas na batedeira e acrescente o açúcar, deixe bater até formar um creme claro.
Depois derreta em uma panela com fundo grosso no fogo bem baixo a manteiga com o chocolate. Eu costumo segurar a panela e não deixo o fundo encostar na chama para não ter perigo de queimar.
Depois de formar um creme a manteiga com o chocolate, continue batendo o creme das gemas e acrescente aos pouco um fio do chocolate derretido, batendo sempre. Tem que ser aos poucos senão o chocolate quente pode cozinhar as gemas. Misture bem e reserve.
Por último bata as claras em neve até ficar firme para não cair da tigela quando virada de ponta cabeça, mas não precisam ficar muito duras.
Aos poucos coloque as claras em neve no creme de chocolate e misture cuidadosamente fazendo movimentos com a colher (colher de pau ou uma espátula) de baixo para cima. Não coloque tudo de uma vez e nem despeje o creme de chocolate sobre as claras, porque assim você elimina o ar e a mousse não fica aerada.
Depois de juntar toda a clara com o chocolate, coloque a mousse em potinhos separados ou em um único recipiente e leve ao freezer para firmar.
Rendimento: 5 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário